EXTRAORDINÁRIA DE TRABALHO, QUALIFICAÇÃO E RENDA
Secretaria Municipal Extraordinária de Trabalho, Qualificação e Renda
CONTEÚDO
Empresário há mais de 30 anos, possui vasta experiência nas áreas de transportes e comércio (ramo farmacêutico). Também foi funcionário da Prefeitura Municipal de Curitiba. Contará com o apoio dos empresários Beto Busatto e Reinaldo Marques. A Secretaria fará um trabalho em parceria com a ACIAAT (Associação Comercial, Industrial, Agrícola e Agropecuária de Almirante Tamandaré), representada neste ato, pelo Diretor Geral, Ronaldo Bini.
DECRETO Nº 052/2023
Art. 1º - Fica criada a Secretaria Municipal Extraordinária de Trabalho, Qualificação e Renda , no âmbito do Poder Executivo Municipal.
Art. 2º - São atribuições específicas da Secretaria Municipal Extraordinária de Trabalho, Qualificação e Renda:
I – apoiar o trabalhador em suas necessidades de qualificação e requalificação profissional e inserção no mercado de trabalho;
II – executar ações conjuntas com outras esferas de governo, visando à implementação das políticas de emprego e renda;
III – estabelecer parcerias e empenhar esforços para a realização de convênios com sindicatos, organizações não governamentais, entidades representativas, Estado e União, para aperfeiçoamento da qualificação do trabalhador e da ampliação do mercado de trabalho;
IV – elaborar e desenvolver projetos de apoio às iniciativas voltadas ao trabalho alternativo, visando o aprimoramento das atividades e o processo de formalização dos empreendimentos.
V – implementar um sistema de banco de dados e de informações relativo à área do trabalho, emprego, desemprego e níveis de renda, visando subsidiar as ações voltadas às políticas da referida Secretaria;
VI. monitorar, controlar e avaliar ações, programas e projetos em parceria com outros organismos;
VII. manutenção de programas de inclusão produtiva, em articulação com a Secretaria Municipal de Família e Assistência Social, atendendo grupos populares em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social;
VIII – desenvolver ações destinadas à qualificação profissional e à inclusão do trabalhador no mercado de trabalho, com a consequente geração de renda e de apoio ao trabalhador desempregado.
IX. fomentar o Empreendedorismo e a geração de novos negócios nos diversos setores da economia;
X. estimular a cultura empreendedora e o aperfeiçoamento de empreendedores do Município.
XI. Elaborar, acompanhar, avaliar e atualizar o Plano Diretor Municipal;
XII. Elaborar, em conjunto com outras secretarias, o Plano Plurianual, as propostas para a Lei de Diretrizes Orçamentárias e Orçamento Anual do Município;
XIII. Acompanhar a execução da programação anual das despesas, do Orçamento Anual do Município e do Plano Plurianual;
XIV. Acompanhar, avaliar e registrar o desenvolvimento das ações do Governo Municipal, propondo alterações necessárias;
XV. Programar, proceder e divulgar estudos e pesquisas socioeconômicas de interesse da Administração Pública;
XVI. Acompanhar, controlar e avaliar, em conjunto com outras Secretarias, o andamento dos processos administrativos;
XVII. Identificar e captar fontes alternativas de financiamentos, objetivando a implantação de projetos na Administração Municipal;
XVIII. Promover ações de políticas públicas integradas, promovendo a interação e integração do Município de Almirante Tamandaré com outras cidades;
XIX. Implantar, em conjunto com as outras Secretarias, instrumentos e mecanismos de promoção do Trabalho, Qualificação e Renda do Município de Almirante Tamandaré;
XX. Propor, elaborar e executar o planejamento com a participação dos órgãos governamentais, entidades civis organizadas e a comunidade, para elaboração do orçamento municipal participativo;
XXI. Acompanhar e defender os projetos de interesse do município junto aos governos federal e estadual;
XXII. Estabelecer interação efetiva entre o Governo Municipal e os setores organizados da iniciativa privada;
XXIII. Promover as condições governamentais para o estabelecimento de Parcerias Público-Privadas (PPP), desenvolver a Gestão Informatizada e o Plano de Informática do Município.
Art. 3° Ao Secretário Municipal de Trabalho, Qualificação e Renda, incumbe:
I. Prestar assistência direta ao Prefeito Municipal, no desempenho de suas atribuições;
II. Avaliar, continuamente, as condições da estrutura administrativa e dos procedimentos administrativos, com a finalidade de propor sua modernização;
III. Elaborar e propor a política municipal de desenvolvimento do Trabalho no município, executar e coordenar as ações programadas;
IV. promover, coordenar e incentivar políticas públicas de geração de emprego e renda, cooperativismo e de economia solidária;
V. elaborar a política municipal de apoio à integração no mercado de trabalho da juventude;
VI. fomentar o Empreendedorismo e a geração de novos negócios nos diversos setores da economia;
VII. estimular a cultura empreendedora e o aperfeiçoamento de empreendedores do Município.
VIII. desenvolver ações integradas com outras Secretarias Municipais.
IX. desempenhar outras atividades afins, sempre voltadas para o cumprimento das finalidades da referida Secretaria.
X - Elaborar, acompanhar, avaliar e atualizar o Plano Diretor Municipal;
XI - Elaborar, em conjunto com outras secretarias, o Plano Plurianual, as propostas para a Lei de Diretrizes Orçamentárias e Orçamento Anual do Município;
XII. Elaborar, coordenar e gerenciar convênios, projetos e planos ou programas de ação governamental, compatibilizando-os com prioridades e diretrizes do Governo Municipal para o desenvolvimento do Trabalho, Social e econômico do Município;
Art. 3º- A Secretaria Municipal Extraordinária de Trabalho, Qualificação e Renda passa a vincular-se diretamente ao Secretário Municipal de Trabalho, Qualificação e Renda.
- E-mail [email protected]
- Contato 41 3698-2411
- Endereço Rua Lourenço Ângelo Buzato, 384, CEP: 83501-080 – Vila Santa Terezinha - Almirante Tamandaré/PR
- Horário de atendimento De segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Rua Lourenço Ângelo Buzato, n°384 – Centro
Horáriode Atendimento: De segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.
INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA - O que è?
É o acesso entre a empresa e o trabalhador, através desse serviço as empresas podem abrir vagas e os trabalhadores podem realizar as buscas e candidatar - se, caso seu perfil seja compatível.
O Ministério do Trabalho disponibiliza o site Emprega Brasil https://empregabrasil.mte.gov.br/
e o aplicativo Sine Fácil, nos quais o trabalhador tem todas as informações que encontra na agência, podendo consultar ou candidatar – se as vagas direto do celular. Primeiro acesso via Agência do Trabalhador.
E só baixar o aplicativo na loja virtual (Apple store / play store).
Busca de Vagas de Emprego na Agência.
Para o trabalhador: que procura colocação no mercado o atendimento é por ordem de chegada através de senha.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VAGA DE EMPREGO:
-
Carteira de Trabalho (número do PIS);
-
Comprovante de Residência – endereço;
-
RG;
-
CPF.
-
Para os empresários / empregadores: realizarem abertura de vagas poderá ser pelo telefone 3699-5614 ou através do e-mail: [email protected]
-
Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
SEGURO DESEMPREGO
O atendimento para o Seguro-Desemprego poderá ser feito PRESENCIALMENTE (por ordem de chegada) das 8:00 as 11:30 ou das 13:00 às 16:30.
O trabalhador poderá solicitar também o seguro-desemprego pelo aplicativo da carteira de trabalho digital (após ser baixada), entrar na aba benefícios e solicitar o seguro-desemprego.
Somente poderá ser dada entrada no Seguro-Desemprego (SD), após 7(sete) dias da data de demissão!
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SEGURO DESEMPREGO:
-
Carteira de Trabalho;
-
RG;
-
CPF;
-
Rescisão de contrato de trabalho;
-
Comprovante do depósito do FGTS;
-
Requerimento do Seguro-Desemprego (SD).
O agendamento é feito somente pelo site.: www.institutodeidentificacao.pr.gov.br.
Deverão comparecer ao Posto de Atendimento somente nos dias e horários agendados;
Com a documentação necessária:
– CPF OBRIGATÓRIO
– Se solteiro – Certidão de Nascimento Original e sem rasuras e CPF;
– Se casado ou viúvo – Certidão de Casamento e CPF;
– Se separado, divorciado, desquitado – Certidão de Casamento averbada;
– A inclusão da CNH, CTPS, PIS, Título de Eleitor e Cartão SUS são opcionais.
Todos as certidõesdeverão ser originais ou autenticados em cartório e sem rasuras.
Taxa: - 1ª Via R$ Isento;
– 2ª Via R$ 44,92.
Tem-se a opção da “segunda via fácil” para pessoas que tenham CNH ou RG (com expedição dentro período de 05 anos ) e que seja do Estado do Paraná só necessitem de renovação, de foto sem alteração de dados, feito diretamente pelo site www.policiacivil.pr.gov.brem opção de segunda via.
Deve-se saber o número do RG antigo e o mesmo deve ser do Paraná.
-Para confecção da Carteira para menores de 16 anos, deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis Legais (Perante a Lei);
-Acompanhantes trazer original ou cópia autenticada do seu RG.
ATESTADO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS
– Apresentar documento original
– RG do Paraná – RG de outro estado
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 8 h às 11h30 e das 13 h às 16h30
Endereço: Rua Lourenço Ângelo Buzato, N° 384 – Centro
Informações pelo fone: 3699-7666
O agendamento só tem validade se for feito no site oficial da Polícia Civil do Paraná (PCPR).
Não tem taxa o agendamento, horário 09:15 da manhã.
www.policiacivil.pr.gov.br ou www.institutodeidentificacao.pr.gov.br
O setor de Carteira de Trabalho auxilia na baixa daCarteira Digital e recuperação de senha.
Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual ( Apple store e Play store).
Ou acessar via a web por meio do link: https://servicos.mte.gov.br/
Para atendimento no setor e necessário trazer:
-
CPF.
-
RG OU CNH .
-
CELULAR .
Atendimento por ordem de chegada das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 16:30 horas.
Serviço disponibilizado para maiores de 14 anos.
Endereço: Rua Lourenço Ângelo Buzato, n°384 - Centro
Maiores informações pelo fone: 3657-1931.
Desde 2017 à Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré, disponibiliza Cursos Profissionalizantes através da Agência do Trabalhador, já preparamos muitas pessoaspara o mercado de trabalho.
Nossos cursos são totalmente gratuitos aos munícipes, à divulgação é feita nas redes sociais; site Prefeitura Municipal https://tamandare.pr.gov.br/ e Facebook https://www.facebook.com/PREFEITURATAMANDARE e página Facebook SINE- Agência do Trabalhador de Almirante Tamandaré;
Requisitos para matrículas:
-
Residir em Almirante Tamandaré.
-
RG.
-
CPF.
Comprovante de residência e outros pertinentes conforme grade curricular do Curso.
As matrículas são feitas na Agência do Trabalhador presencialmente
Rua Lourenço Ângelo Buzato, n°384 – Centro – Almirante Tamandaré/Pr.
CEP: 83.501-080
Secretário Municipal
Valdecir Giareta
Diretora Geral
Silvana Aparecida Norberto
Gerente Agência Trabalhador
José Carlos Matias
Setor Microcrédito FomentoParaná
Telefone: (41) 3657-1931/ 41 92004-6402
Setor de Identificação
Telefone: (41) 3699-7666
Setor de Carteira de Trabalho
Telefone: (41) 3657-1931
Setor Cursos Profissionalizantes
Telefone: (41) 3698-1812
Setor de Captação de Vagas
Telefone: (41) 3699-5614
Horáriode Atendimento: De segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Rua Lourenço Ângelo Buzato, 384, CEP: 83501-080 – Vila Santa Terezinha -
AlmiranteTamandaré – PR
E-mail: [email protected]
O Município de Almirante Tamandaré possui Acordo de Cooperação Técnica para Adesão ao Programa “BANCO DO EMPREENDEDOR”, CELEBRADO COM AGÊNCIA DE FOMENTO PARANÁ S. A. Para atender o empreendedor informal às empresas de médio porte, as linhas de crédito Fomento Paraná atendem às mais variadas demandas.
Localize nossos postos de atendimento:
Agência do Trabalhador
Rua Lourenço Angelo Busato,384 - Santa Terezinha- Centro
41- 3657-1931- 41-92004-6402 - Agente de Crédito - Alice Rosner!
FACEBOOK – Microcrédito Programa Mão amiga – Almirante Tamandaré
Espaço Empreendedor
Rua. Rachel Cândido de Siqueira, 533 - Jardim São José - Centro
41- 3657-1015 - Agente de Crédito - Luciane !
Consulte um agente de créditos nossos Postos de atendimento.
E saiba mais como acessar as linhas de crédito do Fomento Paraná.
www.fomento.pr.gov.br
Confira as linhas de Crédito
#Micro Fácil
# Fomento GiroFácil
#Bancoda Mulher Paranaense
#Bancoda Mulher Paranaense -MPE
#Bancodo Empreendedor