Inaugurada a nova etapa do programa "Saúde Itinerante"

A Prefeitura de Almirante Tamandaré, lançou nesta terça-feira, 28/11, no bairro Marmeleiro, a segunda parte do projeto "Saúde Itinerante". A ação, considerada pioneira pela gestão, irá levar serviços assistenciais, como consultas e exames, de forma itinerante aos bairros Marmeleiro, Morro Azul, Boichininga, Boichininga dos França, Mato Dentro e Venda Velha.

O projeto foi implementado em fevereiro de 2022, para garantir o acesso a saúde das comunidades rurais, através da universalidade, equidade e a integralidade da assistência, desde a implantação já foram realizados 1.334 atendimentos a população.

Nesta segunda etapa foi entregue o ônibus itinerante, com o objetivo de ofertar a população residente nas áreas rurais além de atendimento médico, exames e outros procedimentos da equipe multiprofissional da saúde. A equipe é composta pelo médico Dr. Eduardo Furtado; Josiane Stresser, técnica de enfermagem; Daniel Mueller. coordenador de logística e Emerson Soares, motorista. O investimento foi de R$ 90.174,00.

A expectativa é de que a próxima etapa do projeto já amplie as especialidades, levando consultas e atendimentos odontológicos.

Presentes no lançamento, o prefeito Gerson Colodel; o vice-prefeito, Daniel Lovato, o secretário Municipal de Saúde, João Gustavo Kepes Noronha;a secretária de Trabalho, Qualificação e Renda, Célia Zilioto; o secretário de Fazenda, Aristides Gustavo Machado; secretário de Educação, Jucie Parreira, secretário de Cultura e Turismo, Aristides Machado; secretário de Governo, Alessandro de Lara; secretário de Administração e Previdência, Luiz Carlos Teixeira; o presidente da Câmara Municipal, Claudinho Zoinho e os vereadores, Nilson Guimarães, Ferrugem, Paulão, Denys Moraes, Roque Luiz, Portes e Rodrigo Pavoni.

O prefeito Gerson Colodel falou que a demanda surgiu durante a pandemia, que dificultou o acesso da população aos serviços básicos de saúde.

'Depois da pandemia, havia um número muito grande de pessoas que não conseguiram fazer a prevenção ou que estavam aguardando o pedido das unidades especializadas. E aí começamos a identificar onde elas moravam, em referência aos bairros e constatamos a necessidade do atendimento itinerante', disse.