Prefeito Daniel Lovato empossa o novo secretariado
Na manhã desta terça-feira, dia 01/07, o prefeito Daniel Lovato e a vice-prefeita Dete Pavoni anunciaram os novos secretários que irão compor a equipe para o mandato 2025-2028. O Prefeito recebeu os secretários individualmente em seu gabinete e, após, uma cerimônia de comemoração ocorrida na sala de reuniões da prefeitura. O evento foi aberto para quem quisesse acompanhar as mudanças ocorridas na administração pública.
Duas Secretarias mudaram de nome: a Secretaria Municipal de Ordem Pública passa a se chamar Secretaria Municipal de Segurança e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico passou a se chamar Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.
O prefeito Daniel Lovato destacou a importância da renovação e da oxigenação na equipe e tem a expectativa de que os novos secretários tragam inovação e eficiência para suas pastas. Os novos secretários assumiram suas funções em áreas estratégicas e assumiram o compromisso com a transparência e a participação da comunidade nas decisões.
Com a posse dos novos secretários, a cidade se prepara para enfrentar os desafios que estão por vir, sempre com o olhar voltado para o bem-estar da população e o desenvolvimento sustentável. A participação ativa dos cidadãos será fundamental para que essa nova equipe possa cumprir suas promessas e construir um futuro melhor para todos.
Confira abaixo os nomes e currículo dos titulares que irão comandar as respectivas pastas, para integrar a gestão.
GERSON COLODEL - Secretaria Municipal de Governo e Gestão
Nascido em Almirante Tamandaré, PR, em 1971, iniciou sua trajetória profissional ainda jovem, trabalhando no comércio e na Prefeitura local. Formado em Tecnologia da Informação, também atuou como empresário no ramo de materiais de construção. Com forte tradição política familiar, foi Secretário de Administração por 8 anos na gestão do ex-prefeito Vilson Goinski. Foi eleito Prefeito de Almirante Tamandaré em 2016 e reeleito em 2020, sendo responsável por diversas melhorias no município, como a construção de postos de saúde, escolas e pavimentação de ruas. Além disso, foi presidente do COMESP e vice-presidente de outras entidades intermunicipais.
ARISTIDES GUSTAVO MACHADO - Secretaria Municipal de Gabinete
É acadêmico de Ciências Políticas pela Faculdade Internacional de Curitiba e possui o curso de Gestor Público pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuante na área de Comunicação Social desde 1970, foi locutor nas rádios Curitibana, Marumby e Colombo, além de ter sido Sócio Diretor da AGM - Comunicação de 2005 a 2012. No setor público, trabalhou nas Prefeituras de Almirante Tamandaré e Campo Magro, exercendo cargos como Assessor de Imprensa (1993-1996), Chefe de Gabinete (1997-1999), Secretário da Indústria, Comércio e Turismo (2001-2004) e Secretário de Governo (2013-2015) em Campo Magro.
IVAN PARRA - Secretaria Municipal de Urbanismo
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2000, e Tecnólogo em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) em 2012. Em 2014, concluiu a especialização "lato sensu" em Gestão Pública, com ênfase em Políticas Públicas, também pelo IFPR. Funcionário de carreira na Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré desde 2002.
CLEOSMAR HENRIQUE ROSA - Secretaria Municipal de Cidadania e Ouvidoria
Cleosmar Henrique Rosa é um profissional com ampla experiência nas áreas de gestão financeira e telecomunicações. Cursou Gestão Financeira pelo Sebrae, concluindo sua formação em 2003. Iniciou sua trajetória profissional trabalhando como Coordenador Técnico em empresas renomadas como Oi S.A e T.S.A Tecnologia Lida.
Além disso, cursou Técnico em Transações Imobiliárias pela Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e exerceu a função de corretor imobiliário na empresa Rubens Bueno Negócios Imobiliários. Mais recentemente, atuou como Coordenador Técnico na Liga Telecom, onde esteve de 2022 a 2024.
Com vasta experiência técnica e administrativa, Cleosmar traz uma abordagem focada na melhoria dos serviços públicos, alinhando suas competências à gestão da Cidadania e Ouvidoria Municipal.
ADILSON PAVONI - Secretaria Municipal de Habitação
Nascido em Almirante Tamandaré, Adilson José Pavoni possui uma trajetória consolidada no setor público e na área de gestão. É formado em Gestão Comercial pela FATEC e também atua como comerciante.
Iniciou sua carreira pública como Diretor do Detran de Almirante Tamandaré, cargo que ocupou de janeiro de 2005 a janeiro de 2008. Posteriormente, assumiu a Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, onde permaneceu de janeiro de 2008 a outubro de 2011. Em 2016, foi nomeado Secretário de Habitação, função que desempenhou até dezembro do mesmo ano.
Agora, retornando à Secretaria Municipal de Habitação, Adilson traz sua experiência e dedicação para implementar políticas públicas voltadas à moradia digna e ao desenvolvimento habitacional no município.
FABIO AUGUSTO DA SILVA - Secretaria Municipal da Fazenda
Nascido em 20 de abril de 1980, filho de Laudelino Alves da Silva e Marli de Fátima Buzzatto da Silva, Fábio é servidor público concursado há mais de 22 anos, desde o ano de 2002. Com uma trajetória consolidada na administração pública de Almirante Tamandaré. Ao longo de sua carreira, atuou no Departamento de Protocolo, Secretaria de Meio Ambiente, no Instituto de Previdência (IPMAT) e, mais recentemente, como Diretor do Departamento de Tributação por oito anos consecutivos (2017-2020 e 2021-2024).
É formado em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) e possui pós-graduação em Direito Tributário pela Faculdade Polis Civitas, destacando-se por sua expertise na área fiscal e tributária. Sua experiência e qualificação técnica o tornam um nome de referência na gestão fazendária do município.
MAURO ROGÉRIO PERUSSI - Secretaria Municipal de Indústria e Comércio
Foi funcionário da Prefeitura de Almirante Tamandaré de 1988 a 1992. Empresário no ramo de Cal e Calcário, atuou como Gerente Administrativo nas empresas Calplan, Cal Solo e Granical entre 1993 e 1997. Foi Gerente de Transportes na empresa Cal Pavin de 1997 a 2001 e, paralelamente, desenvolveu atividades empresariais no ramo de transportes por mais de 20 anos. Em sua carreira pública, atuou como Secretário de Obras e Infraestrutura (2017-2018), Secretário de Planejamento e Gestão (2019-2024) e, até o momento, era Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Almirante Tamandaré.
ANTONIO CEZAR MANFRON DE BARROS - Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos
Antônio Cezar Manfron de Barros, conhecido como Cezar Manfron, nasceu em Pacotuba, Almirante Tamandaré. Formado em Direito, é advogado, empresário, jornalista, locutor e apresentador. Foi Prefeito de Almirante Tamandaré de 1997 a 2004, período em que foi reconhecido por seis anos consecutivos como o melhor prefeito da Região Metropolitana.
Após sua gestão, dedicou-se ao setor privado, liderando empresas nas áreas de comunicação, locação de veículos, máquinas e equipamentos para construção, além de atuar em incorporação, administração de imóveis e gestão de uma holding de instituição não financeira.
Cezar também possui especialização em Administração Pública e acumula experiências na Câmara Municipal de Curitiba e na Assembleia Legislativa do Paraná. Em 2020, foi eleito vereador de Almirante Tamandaré, sendo o mais votado da cidade, destacando-se como uma liderança ativa na política municipal, estadual e nacional.
PEDRO HENRIQUE VAL FEITOSA - Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos
Formado em Direito pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e possui Pós-Graduação em Direito Administrativo com ênfase em Direito Municipal pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Foi membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR (2013-2015 e 2016-2018) e do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (2015-2017). Atuou como Procurador Geral no Conselho de Enfermagem do Estado do Paraná (2015-2016) e é Procurador do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Paraná desde 2013.
SANDRO MIGUEL MENDES - Secretaria Municipal de Administração e Previdência
Sandro Miguel Mendes possui uma trajetória acadêmica e profissional de destaque. É Técnico em Contabilidade, Administrador com habilitação em Comércio Exterior e Especialista em Gestão Pública, Administração e Orçamento, além de Licitações e Contratos. Também é Perito Ambiental pelo CRC/PR, Mestre em Turismo pela UFPR e Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela mesma instituição.
Com 39 anos de atuação como servidor público federal na UFPR, Sandro acumulou experiências como Secretário Administrativo dos Setores de Ciências Agrárias e Jurídicas, Coordenador de Incubadoras de Cooperativas Populares e Representante da UFPR em diversas iniciativas, como o Fórum de Desenvolvimento do Vale do Ribeira e o Comitê das Universidades do Grupo Montevideo - PROCOAS. Atuou também na elaboração de planos de desenvolvimento, como o Plano de Turismo do Estado de Pernambuco, e representou a UFPR em eventos internacionais, como o 1º Workshop sobre Economia Solidária em Angola.
No âmbito municipal, Sandro já exerceu os cargos de Secretário de Governo, Fazenda, Comunicação Social e Agricultura, além de Superintendente de Planejamento e Gestão. Entre 2004 e 2012, contribuiu significativamente para a elaboração de importantes instrumentos de gestão, como o Plano Diretor Municipal, o Plano de Segurança Pública e o Plano Municipal de Educação.
De 2021 a 2024, como Diretor Administrativo na Secretaria de Administração, participou da criação de leis relevantes, incluindo a Lei Municipal para tecnologia 5G, a Lei de Desenvolvimento Econômico, a Lei da Porteira Adentro e a Lei de Criação da Guarda Municipal. Também foi responsável por regulamentar o comércio ambulante e as feiras livres, além de contribuir para a organização de concursos públicos, consolidando sua expertise em gestão pública e desenvolvimento municipal.
GERSON LUIZ BINI JUNIOR - Secretaria Municipal do Trabalho, Qualificação e Renda
Nascido em 18 de maio de 1988, em Almirante Tamandaré, Gerson Luiz Bini Júnior é Bacharel em Direito e ex-militar do Exército, onde atuou por seis anos. Sua trajetória no setor público começou como Assessor Jurídico na gestão de 2014 a 2016, e logo se destacou como Diretor Geral da Câmara Municipal de Almirante Tamandaré de 2017 a 2020.
Na gestão de 2021 a 2024, Gerson assumiu o cargo de Secretário Municipal de Ordem Pública, onde desempenhou um papel importante na organização e implementação de políticas de segurança e fiscalização. Agora, como Secretário de Trabalho, Qualificação e Renda, ele traz sua experiência administrativa e jurídica para o desenvolvimento de ações voltadas à geração de emprego, qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo local.
LUIZ CARLOS TEIXEIRA DA LUZ - Secretaria Municipal de Segurança
Possui curso superior em Ciências Humanas e Teológicas, com licenciatura em Filosofia, além de pós-graduação em Magistério Superior. Atuou por 8 anos como Diretor de Administração do município de Almirante Tamandaré e também foi Secretário de Administração por 8 anos. Possui capacitação profissional em Defesa Civil e Gerenciamento de Crise em Desastres. Além disso, foi Corregedor da Guarda Municipal de Almirante Tamandaré, desempenhando papel importante na gestão e fiscalização da segurança pública municipal.
MARCELO CZAIKOWSKI - Secretaria Municipal de Saúde
Nascido em Almirante Tamandaré, Marcelo Czaikowski possui uma trajetória extensa e qualificada no setor público, com mais de 30 anos de experiência como Servidor Público Federal. Graduado em Administração Hospitalar pela FESP, é também Tecnólogo em Gestão Pública pelo IFPR e Pós-Graduado em Gestão Pública pela Universidade São Luís.
Ao longo de sua carreira, Marcelo desempenhou funções estratégicas em instituições renomadas:
?1994 a 2004: Atuou como Administrador na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
?2005 a 2012: Foi Diretor Administrativo e, posteriormente, Secretário Municipal de Saúde em Almirante Tamandaré.
?2013 a 2017: Trabalhou como Pregoeiro no Hospital de Clínicas da UFPR.
?2018 a 2019: Atuou na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) como Administrador.
?2021 a 2023: Exerceu a função de Diretor Geral da Secretaria Municipal de Saúde de Almirante Tamandaré.
Em 2024, Marcelo foi ao cargo de Secretário Municipal de Saúde, trazendo uma vasta experiência administrativa e técnica para fortalecer os serviços de saúde pública no município e implementar soluções inovadoras para o bem-estar da população.
ADRIANE DE FÁTIMA TREVISAN - Secretaria Municipal de Educação
Professora com ampla experiência no ensino fundamental e médio. Atuou como professora de Biologia no Colégio Estadual Ângela Sandri Teixeira de 1996 a 2020, onde também exerceu dois mandatos como Vice-Diretora e dois mandatos como Diretora. Também foi professora de Matemática no Colégio Cenecista de Colombo (1999-2000) e de Ciências Físicas e Biológicas no Colégio Interação.
Sua formação inclui Magistério pelo Colégio Cenecista, Ciências, Letras e Educação pela Universidade do Oeste Paulista (1995), Especialização em Magistério Superior (1997), Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional (2014), e Mestrado PDE na área de atividades de integração teórico-práticas (2011). Adriane também possui diversos cursos de capacitação, incluindo Prevenção do Uso de Drogas para Educadores (Universidade de Brasília, 2013), Capacitação de Tutores em EAD (UFPR, 2010) e Educação Ambiental (UTFPR, 2014).
JOSÉ SILVANO BUZATO - Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente
Tamandareense de 52 anos, é filho de Silvio Antônio "Tuty" Buzato e Maria Elvira L. Buzato, casado com Michelle Ferraz. Formado em Filosofia, Administração e Contabilidade, com pós-graduação em Administração Financeira e Gestão de Negócios.
Iniciou sua carreira no ramo de Mineração, onde trabalhou por 12 anos, e depois passou a lecionar no Estado, além de atuar na gestão da Indústria da Construção Civil e Terraplanagem. Desde 2018, participa da Gestão Municipal como Secretário de Obras e Infraestrutura.
Sua formação acadêmica inclui Bacharelado em Filosofia (1986), Administração de Empresas (1994) e Ciências Contábeis (1997) pela FESP, com pós-graduação em Gestão Financeira (1999) e Gestão de Negócios (2006) pela FGV.
Em sua trajetória profissional, foi Diretor Administrativo da Faze Tuty Terraplanagem Ltda (2007-2018), onde era responsável pela aquisição, manutenção e controle produtivo de equipamentos pesados, além das áreas comercial e financeira. Também atuou como Gerente Administrativo na Argafácil Armassas (2007-2011).
RUBIAMARA PAVIN COLODEL - Secretaria Municipal de Recursos Humanos
Formada em Administração de Empresas pela Faculdade OPET (2001), com especialização em Marketing e extensão em Recursos Humanos. Com vasta experiência no setor bancário, trabalhou por 24 anos no Banco Bradesco e 5 anos no Banco Santander, atuando em diversas áreas, até alcançar o cargo de gerência.
JOSÉ LUIZ AFORNALLI - Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
José Luiz Afornalli, casado com Cilmara e pai de duas filhas e um neto, é natural de Almirante Tamandaré, onde mora desde a infância. Formado em Administração de Empresas pela FESP, pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pela FESP, e licenciado em Matemática pelo antigo CEFET. Também possui MBA em Gestão Pública pelo TC-PR/FAE e especialização em Direito Tributário.
Com vasta experiência profissional, foi bancário, microempresário e, há mais de 20 anos, professor da rede pública estadual, sendo concursado há 14 anos na disciplina de Matemática. Atuou como Tesoureiro no município de Almirante Tamandaré por 7 anos e Diretor Financeiro por 6 anos.
José Luiz possui ampla experiência em Gestão Pública e é um profundo conhecedor do território e do potencial turístico do município.
REGINALDO ALEX PERUSSI - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura
Natural de Almirante Tamandaré, PR, e com 49 anos de idade, é empresário com vasta experiência na área de gestão de transportes. Reconhecido por sua ampla habilidade em gerenciamento, liderança e coordenação de equipes, traz para a administração pública um perfil técnico e estratégico voltado à eficiência e à execução de projetos de infraestrutura.
ATHAYDE DE OLIVEIRA JUNIOR - Secretaria Municipal de Comunicação Social e Eventos
Jornalista e radialista com uma carreira consolidada em comunicação, é também promoter e webdesigner, com vasta experiência em diversas áreas da mídia. Atuou em veículos renomados como as revistas Quatro Estações e Momento, Dino Almeida, jornal Gazeta de Tamandaré e nas rádios Capital, 94 FM e Estúdio 96. Além disso, teve passagens pela Alfa Editora do Paraná e pela Televisão Iguaçu. No setor público, desempenhou funções importantes na Câmara Municipal de Curitiba e na Prefeitura de Almirante Tamandaré. Também foi destaque na LIKE Entretenimento, consolidando sua experiência em comunicação social e eventos.
JOÃO MARCELO BINI - Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social
João Marcelo Bini, 51 anos, nasceu em Almirante Tamandaré e vem de uma família com forte tradição de serviço público. Filho de João Antônio Bini, um importante representante político do município, e Maria Regina de Siqueira Bini, João Marcelo é casado com Aline Guerra Bini e pai de Victor, Marcella e Eloisa.
Funcionário público concursado, João Marcelo possui vasta experiência em gestão pública e legislativa. Atuou como Diretor da Secretaria de Ação Social e trabalhou no Centro Jurídico (CEJU). Exerceu três mandatos como vereador de Almirante Tamandaré, nos períodos de 2009-2012, 2013-2016 e 2017-2020, sendo presidente da Câmara Municipal em dois desses mandatos.
João Marcelo é formado em Gestão Pública pelo IFPR e cursou Administração Pública pela UniBrasil, consolidando sua formação para atender às demandas da administração pública com eficiência e compromisso.
Seguindo os passos de seu pai, João Marcelo mantém o legado de dedicação à população tamandareense, assumindo a Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social para promover políticas públicas que fortaleçam o bem-estar das famílias do município.
VITOR ROBERTO LOVATO - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Formação em Educação Física Licenciatura Plena pela PUC-PR, em 1985. Foi Diretor de Esportes na Gestão Roberto Perussi (1989-1992). Secretário De Esportes e Turismo gestão Cezar Manfron (1997-2004), Secretário de Esportes e Lazer Gestão (2013-2016), Diretor da Escola Municipal Jardim Gramado, Professor de Educação Física nas Escolas Professora Angela Sandri Teixeira, Tancredo Neves, Jardim Apucarana, Vila Ajambi. Atleta profissional de Futebol: Coritiba Futebol Clube, Iguaçu de União da Vitória, Operário Ponta Grossa.
CESAR LEANDRO CHAMULERA - Secretaria Municipal de Planejamento
César Leandro Chamulera é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, 2006) e em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR, 2011). Possui pós-graduação em Patologia das Construções (UTFPR, 2012) e em Gestão Pública com Ênfase em Políticas Públicas (IFPR, 2013).
Funcionário de carreira do município ocupou diversas funções, incluindo Diretor de Urbanismo (2002-2003), Diretor de Meio Ambiente (2004), Diretor de Gestão de Projetos (2007-2017), e Diretor de Planejamento e Gestão (2018-2023) . Também presidiu a Comissão Especial de Licitações para Obras e Serviços de Engenharia (2009-2010) e a Câmara Técnica de Urbanismo – CTU (2009-2011).