A Vigilância em Saúde compreende um conjunto de ações que visam à promoção da saúde da população e a prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis. Constitui um processo sistemático de coleta de informações, consolidação, análise e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde.
A Vigilância em Saúde, além de subsidiar o planejamento das ações da Secretaria de Saúde, deve interagir com os demais serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde, principalmente com a Atenção Primária, a fim de garantir a integralidade da atenção à saúde da população.
BRASIL. Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013.
Vigilância Epidemiológica
Epidemiologia é o estudo da freqüência, da distribuição e dos determinantes dos problemas de saúde na população, bem como a aplicação desses estudos no controle dos eventos relacionados à saúde. É a principal ciência de informação da saúde, primordial para a saúde coletiva. Na prática ela estuda principalmente a ausência de saúde sob as formas de doenças e agravos. (ROUQUAYROL, 1986)
O objetivo geral da epidemiologia é reduzir os problemas de saúde na população, porém, na forma de epidemiologia descritiva pode se estender a responder onde, quando e sobre quem ocorre determinado problema de saúde, fornecendo elementos importantes para se decidir quais medidas de prevenção e controle são mais indicadas, além de avaliar se as estratégias utilizadas diminuíram ou controlaram a ocorrência de determinada doença. (ROUQUAYROL, 1986)
FONTE:
ROUQUAYROL, M. Zélia. Epidemiologia e Saúde. 4 ed.; Rio de Janeiro; MEDSI. 1986.
Calendário Básico de Vacinação
Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças Transmissíveis
Programa de Tuberculose
Centro de Testagem e Aconselhamento
Fichas de Notificação mais comuns
Acidente por Animal Peçonhento
Atendimento Anti-Rábico Humano
Febre Chikungunya (nova)
Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis
Vigilância do Óbito Infantil e Fetal
Investigação de Óbito sem Causa Definida
Vigilância Sanitária
Vigilância é um termo que remete á palavra “vigiar”, que do Dicionário Aurélio quer dizer espiar, observar atentamente, atentar em, tomar conta de, entre outros. Foi utilizado pela primeira vez, vinculado à saúde, em 1808 em um Decreto elaborado com base na noção de contágio e medidas de isolamento, aplicadas aos viajantes que chegavam ao Brasil em navios negreiros suspeitos de trazer consigo doenças contagiosas. (BRASIL, 2005)
A Vigilância Sanitária teve sua evolução nas políticas de saúde mais antigas da história da Saúde Pública no Brasil, estruturadas no século XVIII e XIX, com o objetivo de combater o alastramento de doenças da época. O processo de vigilância era exercido pelo Estado nas embarcações, comércio de alimentos e cemitérios e passou por varias modificações no período, principalmente na era bacteriológica, onde se deixava a teoria miasmática que atribuía o contágio à contaminação do ar e do ambiente, para a descoberta dos microorganismos patológicos.
Atualmente a Vigilância Sanitária faz parte do corpo da Vigilância em Saúde e possui como órgão norteador a ANVISA. É subdividida em Vigilância Ambiental, em Saúde do Trabalhador, em Produtos e em Serviços.
O Sistema Nacional de Vigilância Sanitária é regulamentado pela Lei nº 9782/1999. No estado do Paraná as divisões de Vigilância Sanitária são regulamentadas pelo Código de Saúde do Paraná, na Lei nº 13331/2001 e pelo Decreto nº 5711/2002. O município de Almirante Tamandaré conta ainda, além da legislação federal, estadual e outras diversas normas regulamentadoras, com a Lei nº 1803/2014.
Entre os principais objetivos está a prevenção de doenças e agravos à saúde preveníveis por medidas sanitárias que impeçam a exposição do indivíduo a riscos que possam ser suprimidos ou, na impossibilidade de eliminá-los, ao menos reduzi-los.
FONTE:
BRASIL. Ministério da Saúde. Curso Básico de Vigilância Epidemiológica. Brasília, 2005, disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Curso_vigilancia_epidemio.pdf Acesso em 13 de agosto de 2014.
ANVISA. História da Vigilânia Sanitária no Brasil disponível em: http://www.anvisa.gov.br/institucional/historia.htm Acesso em 27 de novembro de 2014.
Vigilância em Saúde do Trabalhador
Fichas de Notificação
Acidente de Trabalho com Material Biológico
Câncer Relacionado ao Trabalho
Perda Auditiva Induzida por Ruído
Pneumoconiose Relacionado ao Trabalho
Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho
Vigilância de Produtos
Vigilância de Serviços
CONTATO:
svstamadare@tamandare.pr.gov.br
Vigilância Epidemiológica (41) 3131-2370, 3131-2373
Vigilância Sanitária (41) 3131-2351, 3131-2367
Rua João Cândido de Oliveira, 161 Centro
CEP: 83.501-010
Centro de Testagem e Aconselhamento (41) 3698-4797
Rua Antonio Rodrigues Dias, 156 Cachoeira
CEP: 83.506-000
Horácio de Funcionamento das 8h às 17h