06/10/2017 Prefeitura assina termo de adesão ao Programa Seja Digital Ideia é informar a população sobre o desligamento do sinal analógico de TV e distribuir equipamentos para famílias de baixa renda

Os moradores de Almirante Tamandaré inscritos no Cadastro Único e que recebem benefícios em programas sociais do governo federal poderão adquirir, sem qualquer custo, o kit para converter o sinal analógico da televisão para digital. Basta que compareça a uma unidade do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) – do Roma ou do Tanguá – e agende o recebimento do kit, que vem com a antena digital e o conversor com o controle.

O termo de adesão ao Programa Seja Digital foi assinado nesta sexta-feira (06), no auditório do Centro Administrativo do Cachoeira. Em Almirante Tamandaré, 10.950 famílias deverão ser beneficiadas com o kit. Na Grande Curitiba, serão 360 mil kits. “A Ong Seja Digital é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil. O nosso trabalho tem como objetivo fazer com que a informação sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV chegue à população, para que todos possam se preparar para receber o sinal digital e viver essa nova experiência com maior qualidade de som e imagem. Não vamos deixar ninguém para trás", afirmou Sandra Frasson, gerente regional da Seja Digital.

Para fazer o cadastramento das famílias e tirar dúvidas da população, os servidores municipais receberam treinamento. O desligamento do sinal analógico de TV acontecerá no dia 31 de janeiro de 2018. Após essa data, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital. “É fundamental que a nossa população receba o kit gratuitamente e este trabalho está sendo feito com o intuito de garantir igualdade social em todos os bairros da nossa cidade”, ponderou o prefeito Gerson Colodel, lembrando que o custo de um kit é de R$ 200. As famílias de baixa renda não pagarão pelo equipamento. Esse investimento de parceria em Almirante Tamandaré  representa um total de R$ 2,19 milhões.

Seja Digital - A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, ela tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec e Carteira do Idoso.

Presenças – Estiveram presentes na solenidade: os vereadores João Marcelo Bini (presidente da Câmara Municipal), Claudinho Zoinho e Paulão; os secretários municipais Viviane Colodel (Família, Desenvolvimento Social e Cultura), Jocélia Alves Fonseca (Segurança Pública e Cidadania), Valdecir Giareta (Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho) e Gerônimo Rocha (Planejamento e Urbanismo); Vicente de Prá, conselho municipal do Idoso; Kassiano Sgoda, coordenador do Cadastro Único; Marta Moreira, consultora de Mobilização da Ong Digital; e os jornalistas Luciana Souza e Jorge Estevam, do jornal Pacto e Fatos.