28/03/2017 Municípios da Região Metropolitana poderão ter SAMU Serviço integrará atendimento de urgência e emergência

Oito municípios da Região Metropolitana poderão se unir para criar um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) integrado. A ideia é que os pacientes de urgência e emergência possam ser atendidos em toda a rede médica das cidades de Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Adrianópolis, Cerro Azul, Tunas do Paraná e Almirante Tamandaré. Os municípios de Campo Magro e Doutor Ulysses também poderão aderir ao programa.

“Com a implantação teremos portas abertas na rede de urgência e emergência. Na prática, os equipamentos de urgência e emergência desses municípios passam a integrar a rede”, afirmou Ernesto Rossi, secretário municipal de Saúde. Hoje, gestores dos municípios interessados na integração se reuniram na Sala de Reuniões da Prefeitura de Almirante Tamandaré para alinhavar os pontos principais desta parceria.

“Esse é o início de uma conversa para viabilizar o Samu. Com a formalização de uma parceria, vamos viabilizar que os municípios possam encaminhar pacientes para hospitais que complementem a rede no Estado”, afirmou Daniela França Cavalcanti, do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná. Uma nova reunião ficou marcada para o dia 12 de abril.