17/05/2017 Marcha dos Prefeitos debate melhorias para os municípios Gestores participam de seminários e lutam por soluções conjuntas

Prefeitos de vários municípios brasileiros participam em Brasília da XX Marcha em Defesa dos Municípios. Os trabalhos começaram no dia 15 e vão até amanhã (18). Estão sendo realizados seminários, encontros com deputados federais, senadores, ministros, diretores de ministérios e até com o presidente Michel Temer. O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, lembrou que o movimento já conseguiu conquistar R$ 529 bilhões em investimentos nos 20 anos de Marcha. Entre as principais conquistas da Marcha dos Prefeitos estão: o Imposto Territorial Rural (ITR), a contribuição de iluminação pública, a lei que trata da repatriação, o Imposto sobre Serviços (ISS), a questão da previdência social, o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, que é vice-presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Assomec), participa do encontro. “Temos vários problemas dos municípios que precisam ser resolvidos. Temos a questão dos institutos de previdência, os impostos, a unidade do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) em Almirante Tamandaré, participação no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Juntos podemos lutar por soluções em conjunto, que contemplem as cidades de uma maneira mais global”, destacou o prefeito.

Marcha dos Prefeitos - O ano de 1998 marcou o surgimento de um movimento capaz de unir prefeitos dos 5.568 Municípios brasileiros e dar voz aos prefeitos. Até aquele momento, os Municípios tinham pouca força e enfrentavam um pacto federativo cada vez mais desigual. A Marcha foi criada em Praia Grande (SP).