» Tamandaré é sede do II Fórum de Segurança Pública

08 de Junho de 2018 às 15h32

Almirante Tamandaré recebeu o II Fórum de Segurança Pública, numa parceria entre a Prefeitura Municipal e o Conseg (Conselho de Segurança Pública). A ideia era fortalecer os laços entre poderes públicos, lideranças e associações de moradores para uma luta em comum:a melhoria da segurança no Município.

Um dos grandes problemas dectados foi a falta de registros de boletins de ocorrência. Alguns bairros,como o São Venâncio, reclamam de furtos e roubos na região, com poucas viaturas circulando. No entanto, os boletins de ocorrência não estão sendo registrados. “Ocorre que fazemos o que chamamos de georreferenciamento. Os locais onde têm maior fluxo de ocorrências são os que teremos mais viaturas circulando. Se não tivermos os boletins, não tem como sabermos que os crimes estão ocorrendo”,afirmou o capitão Luciano Cordeiro, comandante da Polícia Militar (PM) em Almirante Tamandaré.

Outro problema é a ausência de denúncias, até pelo telefone 181. O capitão Fragoso, coordenador do Disque Denúncia 181 da Secretaria de Segurança Pública, lembrou que para combater a criminalidade é necessária a parceria com a população. “Temos que ter acesso as ocorrências criminais e aos possíveis infratores para podermos agir efetivamente. O 181 garante que o denunciante não sofrerá represálias, porque ele não é identificado”, ponderou o capitão.

Para melhorar a atuação policial em Almirante Tamandaré, a Prefeitura iniciou a colocação de câmeras em vários pontos da cidade. Ao todo serão instaladas 36 câmeras. O monitoramento será feito conjuntamente no Núcleo de Proteção e Vigilância Municipal (NPVM) enas forças policiais, através da Celepar (Central de Informática do Paraná). “É a primeira vez na história de Almirante Tamandaré que temos uma Secretaria de Segurança Pública, ao que pese ainda termos muitos problemas ainda de criminalidade na nossa cidade”, pontuou o prefeito Gerson Colodel.

Participantes – Participaram do evento: os vereadores Polaco, Laércio Souza e Ednilson Caverna; os secretários municipais Jocélia Fonseca (Segurança Pública e Cidadania),Valdecir Giareta (Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho), Aristides Regis Machado (Gabinete e Ouvidoria) e Luciana Pombo (Comunicação Social); o coordenador estadual dos Consegs, Otávio Augusto Cordeiro; o presidente do Conseg, Ezequiel Palmeira; o ex-secretário de esporte de Curitiba, Marcelo Richa; o representante do CMDCA e do CMAS, Josias Lisboa; o presidente do Conselho da Comunidade, Paulo Roberto de Andrade; e o conselheiro tutelar Luiz Carlos Oliveira.

Sociedade Organizada – Também estavam presentes: Pastor Davi dos Anjos,coordenador de Políticas sobre Drogas de Colombo; Nicolai Renato Cunico,presidente da Associação de Moradores do Santa Gabriela; Fernando Araújo,presidente da Associação de Moradores do Tranqueira; Roseli Veloso, da Associação dos Moradores do Jardim Colonial; Marcos Madruga, do Jardim Ipê;Mauro Cordeiro, Jardim Ipê; Clayton Rodrigues, da Comunidade Fonte de Misericórdia.

Av. Emílio Johnson, 360 - 83501-000 - Almirante Tamandaré - PR | Última Atualização: 11/10/2018 às 10:59:52