» Rodovia dos Minérios será duplicada nos próximos dias

02 de Outubro de 2019 às 08h46

Após uma longa batalha judicial, as obras de duplicação da PR-092, a conhecida Rodovia dos Minérios, vão começar na primeira quinzena deste mês. Serão investidos R$ 90,6 milhões para construir novas pistas, vias marginais, pontes, viadutos, passarela, calçadas e ciclovias no trecho entre Curitiba e Almirante Tamandaré, em uma extensão de 4,74 quilômetros. A batalha para duplicação foi travada pessoalmente pelo prefeito Gerson Colodel ainda na administração do então governador Beto Richa – que assinou a liberação do primeiro lote, realizou a licitação, mas teve o imbróglio judicial atrasando o início das obras.

O contrato entre o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e a empresa que venceu a licitação já foi assinado.O prazo de execução é de dois anos. A empresa vencedora da licitação esteve acertando o início dos trabalhos junto ao prefeito Gerson Colodel, no gabinete da Prefeitura. “A obra é fundamental para toda a região dos Minérios e vai melhorar o escoamento do transporte agrícola, do cimento, além de tornar a rodovia mais segura para todos”, ponderou o prefeito.

A obra começa com a terraplenagem e pavimentação das vias marginais, que terão oito metros de largura e sentido único. Após a conclusão, elas irão receber o tráfego da via principal, que será fechada para a duplicação. Somente nos pontos sem marginais será mantida aberta uma pista simples durante as obras. O objetivo é garantir que os condutores possam usar a rodovia durante os serviços com o mínimo de interferência. Todos os locais de trabalho estarão sinalizados, orientando os motoristas e seguindo as normas de segurança.

Serão construídas calçadas para pedestres e ciclovia em ambos lados da pista, com a ciclovia sendo implantada também nos trechos sem marginal. Além disso, a obra inclui uma passarela para pedestres no Km 10,9. O local foi identificado como travessia de estudantes e ligação entre bairros.

Localização - A duplicação começa um pouco antes da ponte sobre o Rio Barigui, próxima ao entroncamento com a PR-418, o Contorno Norte de Curitiba. Na pista central será feita a terraplenagem para implantar as faixas novas e a demolição do pavimento atual. Cada sentido da rodovia terá duas faixas de 3,6 metros cada e acostamentos de ambos os lados. Uma barreira de concreto de 60 cm de largura vai dividir os dois sentidos da rodovia.

Antes da pavimentação da PR-092, serão executadas as Obras de Arte Especiais da obra: cinco pontes e dois viadutos. Das cinco pontes existentes sobre o Rio Barigui no trecho, quatro serão demolidas e substituídas, e uma será mantida para uso local, mas devido a uma alteração no traçado da pista ela não fará mais parte da rodovia. Uma outra ponte será construída no traçado novo. Em cada travessia sobre o rio serão construídas duas estruturas independentes, uma para cada sentido da via.

Também serão implantados dois viadutos no trecho,com comprimento de 38,80 metros, para facilitar o retorno dos veículos. Assim como nas pontes, serão duas estruturas em cada local, uma para cada sentido da via.

Drenagem – A obra inclui a implantação de bueiros, bocas de lobo, sarjetas e drenos para lidar com a água da chuva e o lençol freático. Tanto a via central quanto as marginais irão receber Bueiros Simples Tubulares de Concreto (BSTC) novos para escoamento. Outros serviços de drenagem incluem a implantação de galerias,canaleta, caixas coletoras, caixa de ligação, descidas e entradas d’água.

Sinalização - A duplicação da PR-092 também vai receber os serviços de sinalização horizontal(pintura de linhas, faixas, símbolos e colocação de tachas refletivas) e sinalização vertical (placas), iluminação com postes de 12 metros de altura em intervalos de 40 metros, contenção com aterros, abrigos em pontos de ônibus,cercas, rampas para acessibilidade, piso tátil e o remanejamento das redes de água e de esgoto.

Av. Emílio Johnson, 360 - 83501-000 - Almirante Tamandaré - PR | Última Atualização: 10/10/2019 às 14:59:53