» Lançado o Censo da Inclusão 2017

14 de Agosto de 2017 às 10h45

A Prefeitura Municipal lançou oficialmente o Censo da Inclusão 2017. Através dele, todos os moradores de Almirante Tamandaré com algum tipo de deficiência poderá ser cadastrado para que programas sociais, cursos profissionalizantes e abertura de vagas no mercado de trabalho possam ser realizados para atender as necessidades desta fatia social. A estimativa é a de que mais de 20 mil deficientes morem na cidade. “Resolvemos fazer o censo ao percebermos que tínhamos 60 vagas de emprego na Agência do Trabalhador para pessoas com deficiência, mas não sabíamos como buscar estas pessoas, nem onde elas estavam”, afirmou a diretora de Trabalho da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Rosimara Vianna.

O prefeito Gerson Colodel disse que a inclusão em atividades esportivas também é uma das metas da Prefeitura, uma vez que existem no Brasil diversos atletas paraolímpicos que se destacam internacionalmente. Em Almirante Tamandaré, vale lembrar dos atletas irmãos Thayná Santos e Wesley Santos, do Rúgbi em cadeira de rodas. Tainá é atleta da Seleção Brasileira e Wesley está entre os 20 observados no ranking de selecionáveis. “Temos espaços adequados para a prática de esportes. Temos ainda a possibilidade de cursos de profissionalização e de encaminhamento para vagas”, ponderou o prefeito.

Durante a cerimônia, a professora Gislaini Cristina Vargas, da Escola Municipal Alvorada, foi homenageada. Ela tem deficiência visual. “Queremos somar no propósito de fazer o censo ser divulgado para todo o Estado. Achamos de fundamental importância a realização deste censo, não apenas em Almirante Tamandaré, mas em todo o Paraná”, afirmou João Edson, superintendente técnico da Secretaria de Estado da Justiça e do Trabalho. “Este censo é inédito no Paraná e tem como objetivo permitir que nós, do setor público de Almirante Tamandaré, possamos saber quem são as pessoas com deficiência em nosso Município, onde elas estão e quais são suas competências para atuar no mercado de trabalho”, complementou Valdecir Giareta, secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho.

Para se cadastrar, basta acessar o site Oficial da Prefeitura Municipal ou diretamente o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf7AVi4KKeEf0RiZ_dyQJJ5rdLRucAZacNAm2yitmFxIbxjIw/viewform?c=0&w=1.

Presenças – Estiveram presentes no lançamento do Censo da Inclusão: os vereadores Vanderlei Giareta, Amarildo Portes, Amauri Lovato, Dete Pavoni, Laércio Souza, Paulão e Polaco; os secretários municipais Jocélia Alves Fonseca (Família, Juventude, Esporte e Lazer) – uma das parceiras e incentivadoras do projeto, Valdecir Giareta (Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho) e Ernesto Rossi (Saúde); Valmir dos Santos, gerente da Agência do Trabalhador de Campina Grande do Sul; Vicente de Prá, presidente do Conselho Municipal do Idoso; e Moisés Batista, atleta paraolímpico.

Av. Emílio Johnson, 360 - 83501-000 - Almirante Tamandaré - PR | Última Atualização: 16/05/2018 às 15:29:52