» Equipe da Fazenda conhece o georreferenciamento

21 de Fevereiro de 2017 às 10h58

Gestores de toda a Região Metropolitana de Curitiba participam hoje do Encontro Estadual de Gestão Pública Pensada e Levada a Sério. Durante o encontro, os gestores conhecem o mecanismo do Programa Paraná Interativo, que disponibiliza uma plataforma web que possibilita pesquisas de limites municipais, perímetros urbanos, bairros e lotes.

Também é possível definir dados geográficos, socioeconômicos, de infraestrutura e de equipamentos públicos. Com a plataforma, os administradores podem ter acesso a consultas mais sofisticadas como: malha viária urbana, pavimentação, iluminação, drenagem, água e esgoto, sistema viário. O sistema, com base em informações existentes na base, ajuda no cálculo de investimentos necessários na melhoria de vias urbanas, por exemplo, com estimativa de custo de obras.

De acordo com Jeferson Dantas Navolar, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, os municípios que não utilizam o sistema de georreferenciamento estão em desvantagem para gestão em diversas áreas. “A quantidade de insumos que há para gerir na administração urbana é imensa. O sistema compartilhado permite uma fiscalização com rapidez e leituras quase que em tempo real”, explicou ele.

Uma equipe da Secretaria Municipal da Fazenda conheceu hoje as aplicações do Georreferenciamento em atividades como arrecadação, fiscalização e planejamento urbano. Representaram a cidade de Almirante Tamandaré no encontro: Fabio Augusto da Silva (diretor de Tributação), Anderson Maurício Siqueira (técnico administrativo) e José Luiz Afornalli (assessor técnico).

Av. Emílio Johnson, 360 - 83501-000 - Almirante Tamandaré - PR | Última Atualização: 03/02/2018 às 23:41:52