» Almirante Tamandaré adere às mobilizações do Outubro Rosa

08 de Outubro de 2019 às 15h36

A Prefeitura de Almirante Tamandaré iniciou a campanha de mobilização do Outubro Rosa. Neste ano, as ações de prevenção e promoção do cuidado integral da saúde das mulheres serão levadas para todas as famílias.O lançamento, com coleta de preventivo e orientação, ocorreu na Unidade de Saúde do Cachoeira. Algumas ações já estão programadas. Entre elas, a Caminhada Noturna do Outubro Rosa e a chegada do caminhão do Paraná Rosa. A caminhada será dia 19, às 19h, com saída na Igreja de São Miguel. O caminhão estará no Parque Municipal Ambiental Anibal Khury no dia 20, das 14h às 17h, com apresentações culturais, coleta de preventivos, mamografia e palestras no parque e na Unidade de Saúde Sede.

“Nosso objetivo é fazer com que ações de conscientização com cuidados da saúde chegue ao máximo possível de mulheres na nossa cidade. É importante que elas façam os exames de prevenção do câncer de mama e de colo de útero, tenham acesso a mais informações e aos tratamentos necessários. Mas a prevenção é a melhor alternativa”, afirmou o prefeito Gerson Colodel.

Outubro Rosa - O movimento Outubro Rosa existe desde 1997 e promove ações voltadas à prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero, além do diagnóstico precoce dessas doenças. Estima-se que 28% dos casos de câncer possam ser prevenidos por mudanças na alimentação e inclusão de atividade física no cotidiano. “Além do cuidado médico, queremos incentivar que a mulher tenha uma rotina saudável.Precisamos nos permitir e buscar atividades que nos tragam prazer. O estilo devida das mulheres pode ser um fator de risco para o desenvolvimento do câncer”,afirmou João Gustavo Kepes Noronha, secretário municipal de Saúde.

Cadastro Em Dia – No início deste ano, foi lançado o programa Cadastro em Dia, aonde a população faz o cadastro online e um profissional da saúde liga agendando mamografia, coleta de preventivo, colocação de diu, entre outros. O cadastramento é rápido e não tem custo. Basta acessar: https://forms.gle/p5S93EjbDgmAxTEu5.

Av. Emílio Johnson, 360 - 83501-000 - Almirante Tamandaré - PR | Última Atualização: 10/10/2019 às 14:59:53