18/10/2017 Seja Digital: CRAS de Almirante Tamandaré realizam atendimento A população está sendo informada sobre o desligamento do sinal analógico de TV

Desde o dia 9, os moradores de Almirante Tamandaré inscritos no Cadastro Único e que recebem benefícios em programas sociais do governo federal podem adquirir, sem qualquer custo, o kit para converter o sinal analógico da televisão para digital. Basta que compareça a uma unidade do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) – do Roma ou do Tanguá – e agende o recebimento do kit, que vem com a antena digital e o conversor com o controle.

Isto foi possível após a assinatura do termo de adesão da Prefeitura Municipal ao Programa Seja Digital. Em Almirante Tamandaré, 10.950 famílias deverão ser beneficiadas com o kit. Na Grande Curitiba, serão 360 mil kits. Para fazer o cadastramento das famílias e tirar dúvidas da população, os servidores municipais receberam treinamento.

O desligamento do sinal analógico de TV acontecerá no dia 31 de janeiro de 2018. Após essa data, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital. “É fundamental que a nossa população receba o kit gratuitamente e este trabalho está sendo feito com o intuito de garantir igualdade social em todos os bairros da nossa cidade”, ponderou o prefeito Gerson Colodel, lembrando que o custo de um kit é de R$ 200. As famílias de baixa renda não pagarão pelo equipamento. Esse investimento de parceria em Almirante Tamandaré representa um total de R$ 2,19 milhões.

Como funciona - O desligamento do sinal analógico de TV fará com que a programação dos canais abertos seja transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo à programação após o dia 31 de janeiro, todas as residências da região precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital. "O nosso objetivo é que a informação sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV chegue a toda população para que ela possa se preparar o quanto antes para receber o sinal digital e viver essa nova experiência. Não queremos deixar ninguém para trás, por isso firmamos uma parceria com a prefeitura e estamos realizando os atendimentos nos CRAS", explica Sandra Frasson, gerente regional da Seja Digital.

Seja Digital - A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, ela tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do governo federal.