26/05/2017 Prorrogada vacinação contra gripe Ainda dá tempo de procurar os postos de saúde

A campanha da vacinação contra a gripe, que terminaria hoje, foi prorrogada até o dia 9 de junho. Quem ainda não se vacinou, poderá procurar qualquer unidade de posto de saúde para receber a dose da vacina. Em Almirante Tamandaré, a meta é a de vacinar aproximadamente 21 mil pessoas. Do total do grupo que deverá ser vacinado, 8 mil são crianças com idades entre seis meses e 4 anos, mil são profissionais de saúde, 1,5 mil são gestantes, 236 dão mulheres do parto, 7,4 mil pessoas com 60 anos ou mais e 3,5 mil são doentes crônicos.

A vacina da gripe está disponível em todas as unidades de saúde para o público alvo: idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes em qualquer período gestacional, mulheres no período até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas com a apresentação da prescrição médica e professores das redes públicas e privadas. No caso dos professores, eles deverão portar a declaração da instituição de ensino em que trabalha e um documento com foto.

A vacina demora entre dez a 15 dias para começar a fazer efeito. Ela é efetiva contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes: influenza A (H3), influenza A (H1N1) e influenza B. A única contraindicação é para pessoas que possuem histórico de reações alérgicas ao ovo de galinha e derivados.

Ações – Várias ações foram desenvolvidas de vacinação de idosos e população de risco. Nesta semana, as equipes foram vacinar os funcionários da empresa Abba Inox que até o fim de semana faz bazar para a população com roupas masculinas, femininas e infantis com valores que variam entre R$ 2 e R$ 10.