14/11/2017 Programa vai coletar óleo de cozinha usado em Tamandaré Termo de Cooperação Técnica foi assinado na Escola de Gestão

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente lançou o Programa “É Assim Que Se Faz”, que disponibilizar a coleta de óleo de cozinha usado nos principais pontos de Almirante Tamandaré. O Termo de Cooperação Técnica para a coleta foi assinado com a empresa Ambiental Santos, durante a Escola de Gestão. Estiveram presentes para a assinatura: o proprietário Marcos Antonio Dalcin e o engenheiro ambiental e gestor de atendimento, Gilberto de Cristo.

“Cada litro de óleo que cai no ralo da pia da dona de casa contamina 20 mil litros de água. A conscientização é o primeiro passo para evitarmos a degradação do nosso meio ambiente. Ainda mais Almirante Tamandaré – que tem 85% do solo em cima de águas minerais, no Aqüífero de Karst”, exemplificou o prefeito Gerson Colodel. Neste momento, os tamandareenses poderão levar o óleo de cozinha usado para o posto de coleta da Secretaria Municipal de Agricultura. Nos próximos dias, haverá pontos de coleta nos principais prédios públicos e a partir do ano que vem nas escolas municipais.

“O óleo impermeabiliza a terra, provoca enchentes, prejudica o meio ambiente, entope canos, estraga a rede de esgoto, contamina a água. É fundamental que todos ajudem, auxiliem, para que o nosso meio ambiente permaneça equilibrado”, ponderou Nereu Colodel, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.

Audiência Pública – Recentemente, a Prefeitura apoiou no município uma audiência pública com instituições, associações de moradores e entidades de classe para que todos incentivassem os moradores a coletar o óleo de cozinha – evitando que contamine a rede de água.