Prefeitura Almirante Tamandaré

Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré

Notícias

14/10/2013 Prefeitura abre cadastro de intenção de vagas nas creches Todas as creches do município, até o dia 31 de outubro, realizam o cadastro de intenção de vagas. Os pais interessados devem procurar a unidade mais próxima

Para possibilitar que as novas vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIS (creches) sejam destinadas às famílias que mais precisam, a prefeitura de Almirante Tamandaré abriu o prazo para preenchimento do cadastro de intenção de vagas. As famílias que têm interesse em matricular as crianças entre seis meses e cinco anos, devem procurar uma das creches do município para o preenchimento do cadastro até o dia 31 de outubro.

Uma comissão, formada por representantes da escola, da comunidade e APMF, avalia os cadastros e estabelece prioridades no atendimento. Entre os itens do critério estão renda familiar per capita e se os pais trabalham fora. Assim, o objetivo é priorizar o atendimento para as famílias que tem maior necessidade da vaga. A partir da metade do mês de novembro será anunciado o resultado.

Abrindo novas vagas ao longo do ano, por ampliação do número de vagas ou desistência de aluno matriculado, serão chamados os alunos conforme prioridade já avaliada pela comissão. Os pais que não preencherem em tempo hábil o cadastro de intenção de vagas somente serão chamados para vagas no período letivo de 2014 quando forem chamados todos os pais que fizeram o cadastro. Por isso a importância de se atentar a data limite, que é 31 de outubro.

Como todos os cadastros feitos são registrados na secretaria municipal de Educação e Cultura, vale lembrar a necessidade de fazer apenas um cadastro por aluno. Se, na ausência de vaga na unidade solicitada, houver a liberação de vaga em uma creche próxima, a família é comunicada.

Estrutura

O município conta com 17 CMEIS, sendo que seis atendem berçário e 11 atendem a partir do maternal. O atendimento do período integral é das 7h às 18h e meio período pré-escolar II das 08h às 12h ou das 13h às 17h. Atualmente, para crianças de até cinco anos de idade, os Centros de Educação Infantil do município oferecem cerca de 1500 vagas.

Ampliação

Em Almirante Tamandaré, a meta é até 2016 atender toda a demanda para crianças entre 4 e 5 anos, e para crianças de até 3 anos, a meta até 2020 é atender pelo menos metade da demanda. Para tanto, até 2016 o município precisará contar com pelo menos mais 3.500 vagas e até 2020 pelo menos mais outras 3.500 vagas.

Para se atingir tais objetivos, a prefeitura tem pleiteado junto ao governo Federal recursos para construção de novas unidades. Dois Centros Municipais de Educação Infantil já foram aprovados e estão com o processo num andamento bastante adiantado: Jardim Apucarana e Tanguá. Outros cinco bairros também tiveram a sinalização positiva na aprovação dos recursos: Jd Central, Jd Ipê, São João Batista, São Jorge, Vila Grécia. O bairro São Francisco também, em breve, deverá ter a aprovação de recursos federais para receber uma unidade.

Sendo aprovadas as construções, as oito unidades somam um investimento na ordem de R$ 20 milhões de reais. Com a inauguração de todos os Centros, poderão ser oferecidas quase mil novas vagas para período integral ou quase duas mil novas vagas para meio período.

Medidas simples, resultados efetivos

Mais de 100 vagas foram, no início do ano, ampliadas com as reformas em três Centros de Educação Infantil (CMEI) do município: Aureci Machado, São Venâncio; Dona Ruth Weigert, Lamenha Grande e Otacília Betes Chimelli na Tranqueira. As ações para as ampliações se deram por meio de um levantamento, em que a prefeitura analisou as unidades da rede que possuíam estrutura para receber novas salas. Além disso, o estudo também levou em consideração quais unidades precisavam de mais vagas devido à localização, para favorecer a famílias que se deslocam a outros bairros para levar os filhos para a creche.

Além destas vagas, com a inauguração do novo prédio para o funcionamento do Centro de Educação Infantil (CMEI) Branca de Neve, os alunos da região da Vila Grécia já passaram a contar com um espaço devidamente adaptado para o atendimento infantil. As novas instalações possibilitam a ampliação do número de vagas, quase dobrando a capacidade. Hoje as 90 crianças usufruem de um local digno e com estrutura necessária para o desenvolvimento integral dos alunos.

Documentação

No ato do cadastro, os pais ou responsáveis devem apresentar cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento e carteira de vacinação da criança, comprovante de residência, RG e CPF dos responsáveis e comprovar renda. Mais informações podem ser obtidas no CMEIS. Confira relação com endereços e telefones.

 - CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFª AURECI MACHADO
Rua: Stanislau Borowski, nº 484, Jd.São Venâncio -  Fone: 3698-2899
Diretora: Rosangela Pavoni Cordeiro

- CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL BONFIM
Rua Padre Amantino Pereira de Azevedo, S/Nº - Jd. Bonfim Fone: 3657-6307
Diretora: Niete Regina Pelegrino Lovato

- CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL BRANCA DE NEVE
Rua: Miguel Sarot, nº 285 –Vila Grécia – Fone: 3657-7502
Diretora: Laudicéia Ramon Hartkopf

- CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CANTINHO DO CÉU
Rua: João Antunes de Lara, nº 373 – Cachoeira – Fone: 3698-4836
Diretora: Rosemari Arbigaus De Paula

- CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASTELO DE SONHOS
Rua: Indaial, nº 47 – Jardim Apucarana – Fone: 3657-3942
Diretora: Marina Fontoura Gonçalves

- CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRIANÇA FELIZ
Rua: Piraquara, nº 500 – Jardim Roma – Fone: 3657-4511
Diretora: Telma Pampuch Zonatto

- CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DONA RUTH WEIGERT
Av. Wadislau Bugalski, nº 5086 – Lamenha Grande - Fone: 3699-5250
Diretora: Giseli Cristine Nadaline

- CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL GRAZIELA
Rua: Grécia, nº 88 – Jardim Graziela – Fone: 3698-4825
Diretora: Denize Aparecida Maciel Dos Santos

- CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL Mª DE LOURDES SIQUEIRA
Rua: Cel. João Cândido de Oliveira, nº 120 - Centro – Fone: 3699-4918
Diretora: Juliana Aparecida De Oliveira

- CENTRO MUN. DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASSILDA DE O. NOGUEIRA
Rua: Allan Kardek, nº 386 - Jardim Monterrey – Fone: 3657-1112
Diretora: Bruna Bertaiolli

- CENTRO MUN. DE EDUCAÇÃO INFANTIL OCTACÍLIA BETES CHIMELLI
Rua: Antonio Stoccheiro, nº 495 –Tranqueira – Fone: 3699-3506
Diretora: Oriete de Souza Machado Paes

- CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARAÍSO
Rua: José Gaviliki, nº 528 – Jardim Silvana – Fone: 3657-2993
Diretora: Luciane Aparecida Graciano

- CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PEQUENO POLEGAR
Rua: São Roque, s/nº  – Jardim Monte Santo – Fone: 3699-5944
Diretora: Ana Geraldina Soares Machado

- CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PEQUENO PRÍNCIPE
Rua: Profª Zelete Custódio Vicente, nº 103, Jd. Josiane Fone: 3657-3856
Diretora: Suelen Aparecida Serpa

- CENTRO MUN. DE EDUCAÇÃO INFANTIL REGINA OLANDOSKI WOLF
Avenida Brasília, s/nº  – Tanguá – Fone: 3657-6494
Diretora: Isabel Cristina Bezelin Polerá

- CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL REINO ENCANTADO
Rua: Santa Maria, s/nº  – Parque São Jorge – Fone: 3657-6314
Diretora: Maria de Fátima Vieira dos Santos

- CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL JOANA DE ÂNGELIS
Rua: Três,  nº 61 – Jardim Dourados – Fone: 3657-4662
Diretora: Meliza Jacy Bini

Imagens Relacionadas

e-mail