20/04/2017 Municípios da RMC em busca de parcerias Reunião ontem teve palestras e sugestões para a integração das prefeituras

O Comitê Gestor do Pró-Metrópole esteve reunido ontem para definir eixos de atuação e integrar os municípios da Grande Curitiba em busca de soluções comuns. A reunião teve início com uma palestra do gerente da Sanepar para a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Antônio Carlos Gerardi, sobre a importância da água para o desenvolvimento econômico. Almirante Tamandaré é um berço de águas minerais por conta do Aquífero de Karst. Ficou estabelecido que um grupo de estudo de abastecimento de água será iniciado para verificar as potencialidades de cada região e preservar os grandes mananciais.

Na sequência, foi discutido o incentivo aos polos produtivos da RMC, com uma palestra do gerente de Economia, Desenvolvimento e Fomento da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Marcelo Percicotti. O comitê definiu um grupo de trabalho que possa auxiliar a instalação de empresas e possibilidade de investimentos para financiar o fortalecimento desses polos, que geram emprego e renda. “No caso da nossa cidade, até por ser berço de mananciais, as empresas não podem ser poluentes. Temos que atrair empresas que gerem emprego e renda como o setor de vestuário ou de informática”, exemplificou o prefeito Gerson Colodel.

A última palestra abordou a criação de um grupo de trabalho para acesso a mercados, que envolveria os setores de contas de todos os municípios. O consultor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas) e gestor de projetos com foco em ambiente de negócios, Vinicius Milani, explicou que a instituição pode auxiliar na integração das compras municipais, fazendo com que elas sejam feitas, prioritariamente, entre os municípios, criando um mercado comum metropolitano.

Participantes - Estiveram na reunião o diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta; o presidente da Faciap/PR, Marco Tadeu Barbosa; o prefeito de Fazenda Rio Grande e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Márcio Wosniack; a vice-prefeita de Araucária, Dona Hilda; o prefeito de Balsa Nova, Luiz Cláudio Costa; o vice-prefeito de Bocaiúva do Sul, Adriano Polli Taverna; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande do Sul, Frederico Bernarde; o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Colombo, Antônio Ricardo Milgioransa; o secretário de Planejamento de Itaperuçu, César Bittencourt; o secretário de Indústria e Comércio de Mandirituba, Edelar Camparim; o secretário de Governo de Campo Largo, Jean Marcel Torres; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, Genésio Siqueira; o prefeito de Piraquara, Marcus Maurício de Souza; o prefeito de Quatro Barras, Ângelo Andreatta; o vice-prefeito de Quatro Barras, Roberto Adamoski; o secretário de Indústria e Comércio de São José dos Pinhais, Giam Celli; e o prefeito de Tijucas do Sul, Antônio César Matucheski.