10/10/2017 Lançado pacote de benefícios da agricultura Produtores terão à disposição 200 toneladas de calcário por mês e patrulha mecanizada

A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente lançaram o Pacote de Benefícios da Agricultura de Almirante Tamandaré. Entre os benefícios anunciados estão: entrega de 200 toneladas de calcário por mês para os agricultores da cidade, reativação e recadastramento do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), doação anual de 20 mil mudas de morango para os produtores, reforma do secador de cereais e do separador de grãos, intensificação do trabalho da patrulha mecanizada – que recebeu mais um trator agrícola, duas unidades de arado subsolador, duas grades aradoras, uma grade niveladora, uma rotativa e duas rotativas com canteirador.

“Estamos trabalhando ativamente no sentido de garantir para nossos produtores as condições necessárias para uma boa safra”, ponderou Nereu Colodel, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente. “O calcário foi uma conquista importante para os agricultores, que já tiveram as estradas rurais melhoradas e agora podem fazer uma gestão melhor do solo”, complementou o prefeito Gerson Colodel.

Os principais objetivos da colocação do calcário no solo são: eliminar a acidez do solo e fornecer suprimento de cálcio e magnésio para as plantas. O cálcio estimula o crescimento das raízes e, portanto, com a calagem ocorre o aumento do sistema radicular e uma maior exploração da água e dos nutrientes do solo, auxiliando a planta na tolerância à seca. O calcário ainda aumenta a disponibilidade de fósforo, já que diminui os sítios de fixação no solo; diminui a disponibilidade de alumínio e manganês através da formação de hidróxidos, que não são absorvidos; aumenta a mineralização da matéria orgânica com consequente disponibilidade de nutrientes; favorece a fixação biológica de nitrogênio.

Brindes – Os principais produtores rurais participaram do lançamento do pacote, no Salão da Capela São Miguel. As empresas Mudas Tamandaré, Mecânica SS, CDA Agrícola, Fardo Leve Embalagens e Samuca Embalagens doaram brindes para serem sorteados entre os agricultores.

Presenças – Estiveram presentes na solenidade: os vereadores Polaco e Stival; os ex-vereadores Zé Bico, Pedro Paulo Guerreiro e Carlão Stresser; o ex-prefeito Roberto Perussi; os secretários municipais Aristides Gustavo Machado (Gabinete, Controladoria e Ouvidoria), Jucie Parreira (Educação), Viviane Colodel (Família, Desenvolvimento Social e Cultura), Jocélia Alves Fonseca (Segurança Pública e Cidadania), Valdecir Giareta (Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho) e Cleomar Krausa (Habitação); Sandra Gonçalves, diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Cláudio Keina, presidente da Associação dos Produtores Agrícolas de Almirante Tamandaré.