29/09/2017 Jovens recebem Certificado de Dispensa Solenidade foi no salão da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e reuniu 800 pessoas

Cerca de 800 jovens nascidos em 1999 receberam hoje o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), numa cerimônia promovida pelo Posto de Recrutamento e Mobilização de Curitiba. Eles prestaram compromisso à bandeira. O CDI é um documento de suma importância para todo cidadão. Sem ele, o jovem fica impossibilitado de expedir alguns documentos, como o Titulo de Eleitor e de participar de concursos públicos.

Durante o evento, foi destacado que mesmo dispensados de suas obrigações militares, os jovens possuem grande responsabilidade perante a Pátria como cidadãos brasileiros. “Este é um momento importante para todos vocês. Aqui não termina o compromisso com a Nação, mas prossegue porque cada um de vocês representa o futuro da nossa Pátria”, ponderou o prefeito Gerson Colodel, presidente da Junta Militar de Almirante Tamandaré.

“Esses jovens recebem em sua cidade de origem o documento de dispensa e, embora dispensados, ficam à disposição caso o Serviço Militar possa vir a precisar de efetivo. Isso ocorre, por exemplo, em casos de guerra. São esses reservistas que serão convocados para ajudar as Forças Armadas do Brasil nestes casos”, destacou o 1º tenente João Pedro Marques Lemos, delegado do Posto de Recrutamento e Mobilização de Curitiba.

Certificados - Os jovens que não participaram da cerimônia de entrega de certificados devem procurar a Junta de Serviço Militar para fazer a retirada do documento.

Presenças – Estiveram presentes na cerimônia: o vice-prefeito Daniel Lovato; os vereadores João Marcelo Bini, Dete Pavoni, Paulão, Polaco, Catarina Junior, Amarildo Portes e Angelo Prodóscimo; sargento Luciano e cabo Ceschin; os secretários municipais Viviane Colodel (Família, Desenvolvimento Social e Cultura), Aristides Gustavo Machado (Gabinete, Controladoria e Ouvidoria), Deise Carvalho (Administração e Previdência), Rubiamara Pavin (Recursos Humanos), Valdecir Giareta (Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho) e Nereu Colodel (Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente); Sandra Mara de Lacerda, secretária da Junta Militar de Cerro Azul; Jair de Oliveira, 2ª delegacia de São José dos Pinhais; Silvana Carra, 5ª delegacia de Colombo; Adilair de Brito, ex-secretária da Junta Militar; e os jornalistas Jorge Estevam e Luciana Souza, do jornal Pacto e Fatos.