22/09/2017 Idosos devem estar inscritos no Cadastro Único Prazo para inscrição se encerra em dezembro e quem não se cadastrar terá o BPC suspenso

Todos os idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem estar inscritos no Cadastro Único até o dia 31 de dezembro. Após esta data, as famílias que não estiverem cadastradas perderão o direito de receber o benefício. Para fazer o cadastramento, o responsável familiar deve ter mais de 16 anos e procurar um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa. Em Almirante Tamandaré, são duas unidades: Tanguá e Roma.

A inscrição no Cadastro Único também permite que o beneficiário tenha acesso a outros programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira do Idoso. O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou ao cidadão com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

As famílias de beneficiários do BPC já inscritas no Cadastro Único devem atualizar dados sempre que houver modificações, como mudança de endereço, alteração na composição familiar, ou, ainda, no prazo máximo de até dois anos. A desatualização do cadastro poderá levar à suspensão do benefício.

As normas do BPC foram repassadas esta semana para 292 idosos que participam de Grupos de Terceira Idade assistidos pela Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI). O evento, promovido pela Secretaria de Família, Desenvolvimento Social e Cultura, ocorreu durante as comemorações da semana da pessoa idosa. Além das orientações sobre o BPC, os grupos de terceira idade participaram de atividades recreativas, jogos, lanche e sorteio de brindes, no Salão Paroquial da Igreja Gabriela.