29/03/2017 Ex-prefeito fala sobre Planejamento Metropolitano Palestra de Cassio Taniguchi foi na Câmara de Vereadores

O ex-prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi, atual superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (SC), disse hoje que apostar em Parcerias Público-Privadas (PPPs) é a opção moderna para avançar em questões sociais estratégicas como transporte coletivo, turismo, geração de emprego e renda. Taniguchi fez uma palestra para comunidade, autoridades e vereadores na Câmara Municipal com o tema “Planejamento Metropolitano e Mobilidade Urbana”.

De acordo com o ex-prefeito, o desenvolvimento sustentável é possível com soluções que equilibrem os aspectos econômico, social e ambiental. Ele enfatizou que investir em transporte público e incentivar o uso de bicicletas são soluções sustentáveis para as cidades. “Temos que dar sempre prioridade para o transporte coletivo, com vias exclusivas, estações elevadas, embarques rápidos. Isso reduz gastos, acelera o tráfego nas vias e ainda reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera”, ponderou Taniguchi.

Ele destacou Almirante Tamandaré como sendo o berço do Aqüífero Karst e, portanto, precisa pensar em alternativas que beneficiem a cidade – uma reserva ambiental do Paraná. “Cada cidade precisa pensar em fortalecer seu transporte coletivo, com integração nos bairros, mas precisa também inovar e aproveitar o potencial que tem. Almirante Tamandaré tem um grande potencial turístico, com o berço de mananciais. A cidade tem tudo para se autodeterminar e as parcerias público-privadas podem ajudar em muito neste processo”, complementou Taniguchi.

O prefeito Gerson Colodel comentou que 82% de Almirante Tamandaré está sobre o Aqüífero Karst e enfatizou que a ideia da PPP é uma solução que precisa ser levada em conta. “Temos que dar sequência no planejamento de emprego e renda para nossa cidade. Ser um berço de grande manancial vai nos ajudar na atração de indústrias de água, refrigerante e cerveja”, comentou. O prefeito destacou ainda que pretende criar um transporte coletivo próprio para Almirante Tamandaré, integrando bairros, reduzindo tempo em ônibus e auxiliando para mudar o perfil da cidade.

Participação – Estiveram presentes na palestra os vereadores João Marcelo Bini (presidente da Câmara), Amarildo Portes, Amauri Lovato, Angelo Prodóscimo, Catarina Júnior, Ednilson Caverna, Laércio Souza, Osvaldo Stival e Paulão. Além do vereador de Curitiba, Sabino Piccolo.