19/10/2017 Encontro reúne 250 mulheres agricultoras de Almirante Tamandaré Ideia foi discutir avanços para a agricultura familiar no Município

Cerca de 250 mulheres agricultoras participaram nesta quinta-feira (19) do 6º Encontro das Mulheres Agricultoras do Município. A ideia era envolver as mulheres nos avanços que estão sendo realizados no campo e dar informações importantes sobre previdência social, sindicalização, assistência técnica e rural, agricultura familiar. “Há quatro anos não havia esse encontro que é de fundamental importância para nossa classe trabalhadora e para a agricultura familiar. Fico feliz em ver tantas mulheres trabalhadoras rurais interessadas e querendo adquirir mais informações”, disse o vereador Osvaldo Stival, que representa na Câmara Municipal a agricultura familiar.

O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Nereu Colodel, destacou as melhorias que a administração têm feito pelos produtores rurais – como a intensificação da Patrulha Motorizada no campo, a entrega de 20 mil mudas de morango para os agricultores e a distribuição de sacos de calcário para as plantações. “Desde 2008, comemora-se no dia 15 de outubro o Dia Internacional da Mulher Rural. A data foi estabelecida pela Assembleia Geral da ONU com o objetivo de estimular a reflexão sobre a importância das mulheres no desenvolvimento das áreas rurais, na melhoria da segurança alimentar e na erradicação da pobreza”, salientou Nereu.

A primeira dama Viviane Colodel, secretária de Família, Desenvolvimento Social e Cultura, agradeceu as mulheres pelo envolvimento cada vez maior na agricultura. Não apenas no plantio, mas na colheita, no beneficiamento da produção, nas feiras livres da cidade e nas associações. Para o encontro, ela deixou uma pessoa à disposição para tirar dúvidas sobre o Cadastro Único, a aposentadoria e o recebimento de equipamentos para transformar o sinal dos televisores analógicos em digital.

Entre os participantes do encontro, estava a atleta Roseli Machado – campeã da São Silvestre de 1996, atleta olímpica da Atlanta em 1996 e recordista sul-americana das 10 milhas.

Presenças – Estiveram presentes no encontro: os vereadores Polaco, Laércio Souza e Osvaldo Stival; Sandra Gonçalves, diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Almirante Tamandaré e organizadora do evento; Jussara Ribeiro, coordenadora de Comunicação da Emater-Central (Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural); Ana Mirian Araújo Krieck, coordenadora regional da Emater; Marlene Dunaiski, médica veterinária da Emater de Almirante Tamandaré e uma das organizadoras do evento; Aristides Gustavo Machado, secretário municipal de Gabinete, Controladoria e Ouvidoria; e o ex-vereador Carlão Stresser, atual diretor de Agricultura de Almirante Tamandaré.

Patrocínio – O Encontro contou com a organização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Almirante Tamandaré e com o apoio da Prefeitura Municipal, da Fetaep (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná), da Emater, do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), da Água Mineral Timbu e da Caixa Econômica Federal (CEF).