09/10/2017 Crianças participam das primeiras aulas do Proerd Depois de quatro anos, os policiais militares e Prefeitura retomam o projeto e ainda este ano deverão formar 370 alunos

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (06), no Estádio Valentim Kokot (conhecido popularmente como “Campo do Tupã). O cabo Julio Sokoloski Lopes, educador social em Almirante Tamandaré, fez a aula inaugural para 370 alunos do 5º ano das escolas municipais Coronel João Cândido, Angela Misga de Oliveira, Alexandre Perussi, Jardim Taisa, Graziela, Ipê e Alvorada.

“Essa foi uma promessa de campanha que estamos cumprindo neste momento: a volta do PROERD para os alunos das escolas públicas municipais. É através da educação que poderemos conscientizar as crianças da importância de dizer não às drogas”, afirmou o prefeito Gerson Colodel. O capitão David, comandante da 1ª Companhia, disse que o Proerd integra as ações de políticas públicas e existe para melhorar a segurança pública, a educação e a saúde através da prevenção ao uso e ao tráfico de drogas. “Tentamos evitar que crianças e pré-adolescentes comprometam o futuro e ingressem num círculo de queda de valores e de violência”, ponderou o capitão.

As aulas do PROERD permitem que os alunos compreendam os efeitos das drogas no organismo, consequências do uso e diferentes formas de resistir às pressões dos amigos e qualquer outra forma de violência. Todos os tópicos são ministrados por policiais militares que se tornam educadores sociais.

Presenças – Participaram da solenidade: os vereadores João Marcelo Bini (presidente da Câmara Municipal), Polaco, Laércio Souza e Vanderlei Giareta; os secretários municipais Viviane Colodel (Família, Desenvolvimento Social e Cultura), Jucie Parreira (Educação), Jocélia Alves Fonseca (Segurança Pública e Cidadania) e Aristides Gustavo Machado (Gabinete, Controladoria e Ouvidoria); cabo Dirlei, mentor do PROERD e educador social em Colombo; e Ezequiel Palmeira (presidente do Conselho Comunitário de Segurança – Conseg).