17/04/2017 Começou hoje a Vacinação contra Gripe Dose da vacina está disponível para grupo prioritário

Começou hoje a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 4 anos (até completarem 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer período gestacional, mulheres no período até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas com a apresentação da prescrição médica e professores das redes públicas e privadas devem tomar a vacina da gripe. No caso dos professores, eles deverão portar a declaração da instituição de ensino em que trabalha e um documento com foto.

A vacina contra gripe demora em torno de duas semanas para fazer o efeito desejado e conceder a imunidade. Por isso é importante que as pessoas procurem a vacina já nos primeiros dias da campanha. No dia 13 de maio, Dia da Mobilização Nacional, as unidades de saúde de Almirante Tamandaré também realizarão pesagem do programa bolsa família. “Precisamos vacinar aproximadamente 21 mil pessoas. A nossa meta é vacinar 90% destes grupos prioritários”, afirmou e enfermeira Rosângela de Oliveira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VIEP).

Dados - Do total do grupo que deverá ser vacinado, 8 mil são crianças com idades entre seis meses e 4 anos, mil são profissionais de saúde, 1,5 mil são gestantes, 236 são mulheres do parto, 7,4 mil pessoas com 60 anos ou mais e 3,5 mil são doentes crônicos.