19/04/2017 Assinado acordo para prevenção da violência contra mulher Acordo foi homologado ontem entre prefeito Gerson Colodel e representantes do TJ

O prefeito Gerson Colodel assinou ontem um Termo de Cooperação Técnica com o desembargador Renato Braga Bettega (presidente do Tribunal de Justiça) e com a desembargadora Lenice Bodstein (Coordenadora da Coordenaria Estadual da Violência Doméstica e Familiar - Cevid) para a implementação de políticas públicas que possam prevenir e reduzir a violência doméstica e familiar contra a mulher em Almirante Tamandaré. “Queremos enfrentar esse problema como jamais foi enfrentado antes, com esclarecimentos, conscientização, campanhas educativas e preventivas. É hora de AlmiranteTamandaré dar uma resposta social e combater efetivamente a violência contra a mulher”, destacou o prefeito.

O termo prevê a criação da Lei de Implantação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o fortalecimento da Rede de Atendimento às Mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com estabelecimento do fluxo de atendimento municipal na cidade. O juiz titular da 2.ª Vara Criminal de Almirante Tamandaré, Silvio Allan Kardec Torralbo Siqueira, disse que a partir de agora os projetos deverão ser cada vez mais voltados para as cidadãs tamandareenses. “Com a assinatura desse termo esperamos colher os frutos por meio de projetos para auxiliar as mulheres em situação de violência doméstica em Almirante Tamandaré. Isso aconteceu bem neste ano, em que foi instituído o enfrentamento à violência doméstica e o fortalecimento da rede de proteção à mulher como metas de nivelamento do Conselho Nacional de Justiça”, declarou o juiz.

Para a Juíza da 1.ª Vara Criminal de Almirante Tamandaré, Inês Marchalek Zarpelon, uma nova fase se inicia. “Estou extremamente feliz e animada para desenvolver os projetos que já estão sendo encaminhados e essa parceria vai ser importante. Quem vai ganhar obviamente são as vítimas e os próprios agressores, porque pretendemos trabalhar também com eles”, disse a magistrada.

Reuniões em Tamandaré - A assinatura do Termo de Cooperação Técnica foi resultado dos quatro encontros que aconteceram no Fórum de Almirante Tamandaré durante todo o mês de março. Nesses encontros, integrantes do Poder Judiciário; representantes do Ministério Público; da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Paraná (OAB/PR); da Polícias Civil e Militar; da Saúde; do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); da Secretaria de Família, Juventude, Esporte e Lazer, e de outras entidades de Curitiba, Almirante Tamandaré e Campo Magro, debateram e trocaram experiências e conhecimentos sobre o atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Assinatura – Participaram da reunião: os juízes de Almirante Tamandaré, Silvio Allan Kardec Torralbo Siqueira, Inês Marchalek Zarpelon, José Aristides Catenacci Júnior e Alexandre Moreira Van Der Broocke; a secretária de Família, Juventude, Esporte e Lazer de Almirante Tamandaré, Jocélia Alves Fonseca; o Procurador do Município, Pedro Feitosa; e o assessor do prefeito Gerson Colodel, Alessandro de Lara.