06/12/2017 Almirante Tamandaré tem redução recorde na criminalidade Crimes contra o patrimônio com violência tiveram queda de 82,8%

A Polícia Militar de Almirante Tamandaré acaba de divulgar os dados do índice de criminalidade na cidade. Os crimes contra o patrimônio tiveram uma queda significativa no mês de outubro de 2017 com relação ao mesmo período do ano passado: 82,8%. Em outubro do ano passado foram registradas 93 ocorrências, em outubro de 2015 foram 84 ocorrências de roubo e neste ano, 16 ocorrências. Com relação aos furtos, a queda também foi significativa no mesmo período: 67,5%. Em 2016, foram registradas 120 ocorrências. Neste ano, 39.

“Isso se deve a um trabalho preventivo que voltou a ocorrer na cidade e a parceria que temos com o prefeito Gerson Colodel e as formas de segurança municipais. Recebemos mais viaturas, um efetivo qualificado e estamos empenhados na busca pela mudança do perfil social, com relação a criminalidade, de Almirante Tamandaré”, afirmou o capitão Deoclécio Aires Barbosa, comandante da 2ª CIA do 22º Batalhão da Polícia Militar. Ele levou os dados sobre a criminalidade na cidade ao prefeito Gerson Colodel e agradeceu pessoalmente o empenho do Município na busca pela redução dos índices – inclusive nas ações conjuntas e operações da AIFU (Ação Integrada de Fiscalização Urbana).

“Almirante Tamandaré agora é destaque. Não mais pela violência, mas pelo crescimento social. O município recebeu novas viaturas para combater o crime, fez a reestruturação do Núcleo de Proteção e Vigilância Municipal e da Defesa Civil, auxiliou na implantação do Conseg, participou da Semana de Prevenção a Drogas com eventos e caminhadas. As crianças voltaram a ter o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) nas salas de aula e criamos uma secretaria de Segurança Pública e Família para auxiliarmos ainda mais no sentido de prevenir crimes”, declarou o prefeito Gerson Colodel.

Homicídios - Um dos índices mais importantes é com relação aos homicídios. Estes dados ainda estão sendo tabulados. O mês de abril, por exemplo, teve redução no número de homicídios com relação ao mesmo período do ano passado de 57,14%. Foram três homicídios em 2017. Em abril de 2016, sete. Se compararmos com o mês de maio, o índice é ainda melhor: 80%. Foram dez ocorrências no ano passado e duas neste ano. “Um dos pontos principais para melhorarmos ainda mais este índice é a participação ativa da comunidade, acionando rapidamente o 190 e lutando pela segurança no seu bairro”, lembrou o capitão Aires. Em junho, a redução nos homicídios foi de 63,64% - foram 11 no ano passado e quatro neste ano.

Drogas - Com relação ao tráfico de drogas, de janeiro a outubro deste ano foram presos 34 traficantes e mais de 300 quilos de drogas foram apreendidos em Almirante Tamandaré.

Condecoração - O 22º Batalhão da Polícia Militar (BPM), responsável pelo atendimento de 13 municípios da Região Metropolitana, realizou a solenidade de Aniversário do Batalhão e prestou uma homenagem aos principais parceiros no combate à criminalidade. Foram agraciados com a Medalha de Mérito do 22º BPM: o prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel e a prefeita de Pinhais, Marli Paulino; além de um juiz militar e promotor de Justiça de Colombo. A medalha é um reconhecimento às pessoas que prestaram ou prestam relevantes serviços à segurança pública local ou que tenham contribuído com a Polícia Militar.