25/10/2017 Aberto prazo para inscrição no Programa de Artesanato Brasileiro Os artesãos de Tamandaré receberão uma carteira profissional, válida para feiras em todo o Brasil

Os artesãos de Almirante Tamandaré deverão procurar até o dia 08 de novembro a Agência do Trabalhador para pegar e entregar o formulário de inscrição no Programa de Artesanato Brasileiro preenchido. Com a inscrição, o artesão recebe uma carteira profissional que garante o reconhecimento do trabalho dele e proporciona benefícios exclusivos.

Podem ser enquadrados no Programa Nacional todos os que utilizam matéria-prima natural para a criação do produto, como cerâmica, fibra vegetal e madeira, por exemplo; e aqueles que desenvolvem o trabalho manual a partir de produtos industrializados, como biscuit, decoupage, pintura em tecido, entre outros.

A carteira é totalmente gratuita, sem anuidades nem taxa de adesão. Ela é emitida logo após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro – que tem como propósito fornecer informações necessárias à implantação de políticas públicas para o setor artesanal, elevando o nível cultural, profissional, social e econômico da atividade. Também é responsável por promover o artesanato como empreendedorismo.

Com a carteira de Artesão ou Trabalhador Manual, o trabalhador tem algumas vantagens: participação de eventos de divulgação; promoção e comercialização em feiras regionais, nacional e internacionais pratrocinadas pelo Programa de Artesanato Brasileiro; identificação profissional. Ela é válida em todo território nacional e precisa ser renovada de quatro em quatro anos.

Serviço – Para fazer a inscrição, o trabalhador deverá procurar a Agência do Trabalhador (Rua Lourenço Ângelo Buzato, 284). Além disso ele deverá fazer três fotos de produtos feitos de forma artesanal ou manual; levar uma foto 3x4, cópia do comprovante de residência, cópia do CPF e do RG. Além disto, precisa ter 16 anos ou mais, ser brasileiro (ou estrangeiro com situação regularizada) e morar em Almirante Tamandaré.