Telefone: (41) 3699-8600(Centro) - (41) 3699-8700(Cachoeira)

» Tamandaré assina parceria coma UFPR contra o bullying

01 de Julho de 2019 às 16h44

Almirante Tamandaré assinou um termo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para aderir ao Programa DIGA. A iniciativa busca reunir escolas, famílias e comunidades para a criação de ambientes que ajudem estudantes de cinco a 12 anos a lidar ativamente com os conflitos e a acabar com o bullying. Esta primeira etapa do programa vai até 2020.

“O DIGA é baseado em evidências científicas para ajudar escolas, famílias e comunidades escolares a repensar suas relações de apoio diante de situações de conflito. O programa tema expectativa de promover a responsabilidade social e melhorar o clima escola,os conflitos no ambiente escolar e a própria comunidade”, afirmou o coordenador do programa, professor Josafá Moreira da Cunha. A estratégia do DIGA inclui a formação de professores, planos de ensino, materiais, formação online sobre aprendizagem socioemocional e o diálogo com a comunidade para construção de melhores espaços de convivência.

A visão do DIGA é de que todas as crianças e adolescentes podem viver, aprender e brincar em comunidades acolhedoras e seguras, tendo a escola como espaço de aprendizagem sobre a resolução de conflitos, prevenção do bullying e da vitimização. O Secretário de Educação e Cultura Juciê Parreira destacou na abertura do evento a relevância do programa para o município que enfrenta altos índices de violência, sendo apontado no estado como segundo em número de mortes de jovens. “A universidade cumpre seu papel mais uma vez com a pesquisa, a assessoria ao ensino e com o movimento de extensão, estreitando laços entre comunidade e universidade para que juntos possamos pensar que sociedade é essa que queremos construir”, avaliou Jucie.

O programa é inspirada no WITS, projeto da University of Victoria desenvolvido em várias regiões do Canadá. A versão brasileira recebeu o nome de DIGA (Dialogue, Ignore, Ganhe distância e Ache ajuda).


Assine Nossa Newsletter

Av. Emílio Johnson, 360 - 83501-000 - Almirante Tamandaré - PR | Última Atualização: 12/04/2019 às 13:59:53