» Reabertura do Parque Municipal Ambiental Anibal Khury foi um sucesso

25 de Março de 2018 às 13h44

Mais de 5 mil pessoas participaram dos dois dias de festa de reabertura do Parque Municipal Ambiental Anibal Khury. A chuva começou pouco depois da missa campal – que encerrou as festividades de evento, na manhã de domingo, como abertura da Semana da Páscoa.

No sábado pela manhã, com  apresença do governador Beto Richa, o prefeito Gerson Colodel e demais autoridades reinauguraram oficialmente o parque – que agora é municipal. Elefoi doado pelo governo do Estado no final do ano passado, após pedido feito pelo prefeito e pelo vice-prefeito Daniel Lovato, que queriam devolver aos moradores de Almirante Tamandaré um local bonito, ecológico e que servirá como espaço de preservação ambiental, visitação turística e lazer para as famílias da cidade. “Antes de tudo estamos cumprindo um compromisso de campanha. Muitos duvidaram, mas conseguimos reabrir o parque e poderemos manter com recursos carimbados para o meio ambiente, que não podem ser utilizados em outras obras.E ao mesmo tempo estamos dando um espaço único para o povo de Almirante Tamandaré”, afirmou o prefeito.

O parque é um dos maiores do Sul do Brasil. Ele tem 2,2 milhões de metros quadrados (220 hectares) e pertencia ao governo do Estado. Ele foi doado no final do ano passado. O governador Beto Richa agradeceu a população presente no evento e afirmou que investiu em Almirante Tamandaré em 2017 e 2018 – com a autorização de instalação de oito miniarenas (uma delas será colocada no próprio Parque) e duplicação da Rodovia dos Minérios. “Há mais de 50 anos ouvimos pedidos de duplicação da Rodovia dos Minérios e essa duplicação começará nos próximos dias”, afirmou o governador.

Homenagens– Durante o evento, foram homenageados o governador Beto Richa e a primeira dama Fernanda Richa (secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social). A família do ex-deputado Anibal Khury também foi homenageada – uma cesta de produtos da terra foi entregue ao deputado Alexandre Curi (neto) e a Anibal Khury Junior (filho).

Assinatura– O governador aproveitou a vinda para Almirante Tamandaré e autorizou a homologação da pavimentação asfáltica das ruas dos bairros São João Batista e Tranqueira, incluindo execução de rede de drenagem de águas pluviais, num montante de R$1,7 milhão. A pavimentação contemplará as ruas da linha de ônibus São João Batista e a rua Carlos Manfron.

Evangélicos – No sábado à tarde, foi realizado um grande show gospel, com a apresentação de bandas e cantores evangélicos. Todas as apresentações foram acompanhadas pelas igrejas –que se uniram, independente de denominação, para transformar o parque num local de adoração.

Missa Campal – Um dos momentos mais prestigiados nos dois dias de inauguração do Parque Municipal Ambiental Anibal Khury foi a missa campal, coma presença de fiéis de toda a cidade. A missa deu início ao Domingo de Ramos – festa móvel cristã celebrada no domingo antes da Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos. Na liturgia romana, este dia é denominado de"Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor". Em muitas denominações cristãs, o Domingo de Ramos é conhecido pela distribuição de folhas de palmeiras para os fiéis reunidos na igreja. Somente na missa e na procissão e colocação da imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Município, no santuário construído dentro do Parque, mais de 3 mil pessoas estiveram presentes.

Fotos da Matéria

Av. Emílio Johnson, 360 - 83501-000 - Almirante Tamandaré - PR | Última Atualização: 11/10/2018 às 10:59:52