» Nota Oficial: Recursos para Biblioteca são do Minc

29 de Novembro de 2018 às 21h18

A Biblioteca Municipal Santos Dumont, no bairro Cachoeira, está sendo revitalizada. As obras já estão em fase final e foram realizadas numa parceria entre a Prefeitura Municipal, Caixa Econômica Federal(CEF) e Ministério da Cultura. O recurso para a revitalização da Biblioteca Municipal Santos Dumont, no Cachoeira, é proveniente do Ministério da Cultura (Minc). Sendo assim, ele só poderia ser usado na própria reforma do prédio – de propriedade do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte). Houve a autorização para uso do espaço como “Biblioteca pública e sala de cursos”.

Os recursos aportados serviram para: realização de estrutura de concreto para aumentar a estabilidade da edificação; as paredes estavam com cupim e com deterioração pela umidade e foram substituídas; o forro que estava apresentando sinais de deterioração pela umidade de infiltração da cobertura também foi substituído; a madeira de estrutura do telhado apresentou cupins e deterioração devido a infiltrações e também foi substituída, assim como as portas de madeira; o piso que anteriormente era de madeira foi substituído por piso de concreto com revestimento cerâmico nas salas de cursos e no salão de leitura para melhorar a manutenção e limpeza do local. Foram mantidos apenas o revestimento do piso de madeira no Hall de entrada para que abiblioteca tivesse as características originais.

Também foram feitos: piso de concreto como base do piso de madeira, sendo que o piso de madeira é apenas revestimento; o entorno da biblioteca foi revitalizado com a colocação de calçamento em paver, demolição de pavimento em concreto existente e plantio de grama; colocação de cercamento de gradil com pintura eletrostática; colocação de bancos de concreto e plantio de árvores na região, transformando o espaço em uma área agradável para a estadia de pessoas.

O orçamento da biblioteca assim como qualquer obra realizada com recurso federal foi realizado com base na Planilha SINAPI, emitida pela Caixa Econômica Federal (CEF), com valores pré-estabelecidos pelo governo federal. Os preços de serviços não encontrados na planilha são elaborados com  a realização da média de três cotações. Toda a licitação foi colocada para acompanhamento público e concorrência entre as empresas participantes. Não houve qualquer questionamento jurídico.

Av. Emílio Johnson, 360 - 83501-000 - Almirante Tamandaré - PR | Última Atualização: 28/11/2018 às 09:59:53