» Integração da Grande Curitiba se torna realidade

14 de Março de 2017 às 12h24

Os prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba participaram ontem da posse do Comitê Gestor do Pró-Metrópole, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O comitê é presidido pelo prefeito de Curitiba Rafael Greca, tendo na vice-presidência o diretor e vice-presidente da Fiep Hélio Bampi. De acordo com o prefeito Gerson Colodel, a integração dos municípios é fundamental para que sejam planejadas e realizadas ações em conjunto em áreas estratégicas como transporte, turismo rural, emprego, combate à violência, destinação do lixo, entre outros.

“Esse é um esforço concentrado dos municípios e de instituições não governamentais no sentido de se fazer um planejamento global que atenda o desenvolvimento integrado da Região Metropolitana”, disse Colodel, vice-presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). O comitê conta ainda com a representação da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), da Federação do Comércio (Fecomércio) e da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap).

Um dos objetivos do Comitê é a criação de um Mercado Comum Metropolitano da Grande Curitiba com base em um programa de fortalecimento regional que atingirá mais de 3,5 milhões de pessoas. Hoje, 42% de tudo o que se produz no Paraná é feito na Região Metropolitana de Curitiba. “Então, vamos dar a essa grande região o desenho de uma cidade só, isso é o Pró-Metrópole”, explicou Rafael Greca, presidente do Comitê.

No que diz respeito ao abastecimento e à criação de um mercado comum metropolitano, já existem 12 municípios que pretendem firmar convênios com Curitiba, além de Pinhais, São José dos Pinhais e Almirante Tamandará, que já têm Armazéns da Família para oferecer produtos mais baratos à população de baixa renda. A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) tem 29 municípios e corresponde a 42% do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná. A RMC tem o potencial de R$ 3 bilhões por ano em compras governamentais (feitas por órgãos e instituições públicas), sendo que apenas 12% dessas compras são feitas entre as cidades integrantes da região e revertidas em ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o benefício dos municípios.

Representação - Participaram da posse os prefeitos de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel; de Contenda, Carlão; de Colombo, Beti Pavin; de Quatro Barras, Angelo Andreatta; o vice-prefeito da Lapa, Joacir Gonsalves; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o presidente da Assomec e prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniack; e os presidentes da Comec, Omar Akel, e da Fiep, Edson Campanholo.

Av. Emílio Johnson, 360 - 83501-000 - Almirante Tamandaré - PR | Última Atualização: 11/10/2018 às 10:59:52