» Inscrições abertas para o PAA

20 de Julho de 2017 às 10h00

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente está com inscrições abertas para adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - Antigo Fome Zero. Atualmente, 51 agricultores estão cadastrados. O projeto adquire produtos feitos no Município e encaminha para 22 entidades cadastradas e para merenda escolar. De acordo com o diretor de Agricultura da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Carlos Stresser, quem sai beneficiado é o produtor rural e a população de baixa renda. “Esse programa estava parado, conseguimos reativar e agora estamos trabalhando com intensidade para atender a população carente, conforme orientação do prefeito Gerson Colodel”, afirmou Stresser.

O agricultor Ivo José Bordignon leva os produtos colhidos até a Casa do Agricultor toda a semana. “Tudo o que produzo acaba sendo escoado aqui para a merenda e para a população carente”, declarou. Ivo José produz repolho, beterraba, abóbora e batata doce. Os produtos são recebidos e depois distribuídos para as entidades parceiras. Todo o trabalho é acompanhado regularmente por representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A conselheira Tatiana Tomal Brondani dos Santos afirmou que o acompanhamento é fundamental para garantir o correto manejo dos produtos. “Analisamos a alimentação adequada, o manejo e até a aplicação dos recursos do programa”, explicou ela.

Uma das entidades atendidas é a Pastoral da Criança. A voluntária Antonia de Jesus Faria, conhecida como Dona Lola, produz sopão para 29 famílias da região. O sopão é entregue embalado e é feito por oito voluntárias que auxiliam na produção e na entrega do produto. “Trabalho há 12 anos com a distribuição do sopão para os carentes. Sou feliz em ver como tudo tem funcionado bem durante este tempo”, complementou a voluntária. O diretor presidente da CRAVI (Casa de Recuperação Água da Vida), Vanderlino Alves, destacou a qualidade do produto entregue: “A comida é muito boa, de excelente qualidade”. A CRAVI atende atualmente 100 pessoas.

Como funciona – O PAA é um programa do governo federal – que repassa os recursos para a compra dos produtos feitos por agricultores familiares. Os alimentos depois são distribuídos pela Prefeitura. Entre as verduras adquiridas estão: cebolinha, abóbora, repolho, batata, pimentão, tomate, beterraba, alface, chuchu, couve e cebola.

Inscrições – Para fazer a inscrição para fornecer os produtos (agricultores) ou para receber os produtos comprados (instituição), o candidato deve acessar o link: http://tamandare.pr.gov.br/secretaria/agricultura-abastecimento-e-meio-ambiente/paa.

Dúvidas – Dúvidas podem ser esclarecidas na Casa do Produtor. Telefone: 3699-1022.

Av. Emílio Johnson, 360 - 83501-000 - Almirante Tamandaré - PR | Última Atualização: 03/02/2018 às 23:41:52