» Gestão de Resíduos Sólidos será saída para municípios da Grande Curitiba

22 de Agosto de 2018 às 18h26

Prefeitos e secretários municipais de Meio Ambiente participaram da 41ª Assembleia Extraordinária do Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol), na sede da Prefeitura de Curitiba. O ponto mais marcante da reunião foi a construção de uma cadeia produtiva do lixo orgânico – o que seria um marco para a Região Metropolitana de Curitiba. Foi apresentado um novo sistema de transporte, transbordo e tratamento dos resíduos sólidos gerados pelos municípios. Uma das metas é atender ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos de reduzir o uso de aterros sanitários.

Com a aplicação do novo sistema, a meta é reduzir em 90% o uso do aterro da Fazenda Rio Grande nos próximos dez anos. No encontro,foi assinado um Protocolo de Intenções entre o Conresol, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e as empresas Votorantim Cimentos, Supremo Cimentos e a Companhia de Cimento Itambé, para avançar no uso e na pesquisa sobre o Combustível Derivado de Resíduos (CDR) – utilizado nos fornos para produção do cimento.

Entre as mudanças do novo sistema, estão a proposta de criação de estações de transbordo próximas dos maiores centros geradores de resíduos, diminuindo as distâncias percorridas pelos caminhões de coleta. Aparcela orgânica passaria por processos de compostagem para que apenas o rejeito vá para o aterro.

Com a aprovação dos prefeitos, o modelo segue para consolidação do edital, com as reuniões técnicas com os representantes dos municípios até a segunda quinzena de setembro. O consórcio é formado por 23 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e é responsável pela organização da gestão do sistema de tratamento e destinação dos resíduos sólidos. Abrange uma área de mais de nove mil quilômetros quadrados, com três mil habitantes.

Fazem parte do grupo: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Quatro Barras, Quitandinha, Piên, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

Av. Emílio Johnson, 360 - 83501-000 - Almirante Tamandaré - PR | Última Atualização: 27/08/2018 às 12:59:52