Telefone: (41) 3699-8600(Centro) - (41) 3699-8700(Cachoeira)

» Defesa Civil atende população atingida pela chuva de ontem

18 de Outubro de 2018 às 13h45

A Prefeitura de Almirante Tamandaré informou que a chuva forte de ontem à noite movimentou a Defesa Civil da cidade. Vinte e nove residências foram afetadas, uma família ficou desabrigada e foi encaminhada para casa de parentes.

O bairro mais atingido foi o do Tanguá, onde 25 casas foram atingidas. Na região o problema é antigo. Ali, várias casas foram construídas há muitos anos em local de preservação ambiental (fundo de vale),próximo ao Morro da Formiga. Apesar de já ter sido feita uma intervenção com manilhas, que reduziu o fluxo de água na região, neste local especificamente o problema não apenas permanece como foi agravado pela ação de alguns moradores já identificados que fizeram por conta própria o aterramento do rio que corta a região. Com isto, houve o estrangulamento do rio. “Infelizmente a natureza cobra”, disse o diretor administrativo do Município, Luiz Carlos Teixeira da Luz, diretor de operações do GAD (Grupo de Apoio a Desastres).

No ano passado, foi realizado um estudo de microbacias da cidade para drenagem nos locais onde ocorrem os maiores problemas num valor de R$ 4 milhões – imediatamente encaminhado ao Instituto Nacional das Águas para liberação de recursos. O Município ainda aguarda um retorno do governo federal neste caso específico. Importante lembrar que nesta gestão, a Prefeitura realizou trabalhos de prevenção de enchentes com limpeza de bueiros e rios – numa parceria entre as mais diversas secretarias. Foram colocados 2,5 mil tubos (manilhas) em diferentes regiões da cidade.

Atualmente, Almirante Tamandaré tem mais de 10 mil famílias em áreas consideradas irregulares ou de risco (áreas de preservação ambiental). Hoje, a Defesa Civil visitou as áreas de risco (principalmente fundos de vale e morros) para alertar os moradores sobre possíveis riscos de desmoronamento. A equipe está em prontidão durante todo o dia de hoje.

Assine Nossa Newsletter

Av. Emílio Johnson, 360 - 83501-000 - Almirante Tamandaré - PR | Última Atualização: 28/11/2018 às 09:59:53