23/10/2017 Unidades móveis prestam atendimento a mulheres Ônibus Lilás estará em Almirante Tamandaré na sexta-feira, dia 27, no CRAS Roma

Estão percorrendo os principais municípios do Paraná os chamados Ônibus Lilás – que oferecem atendimento socioassistencial e jurídico para mulheres, com prestação de serviços públicos, orientação, acolhimento e prevenção da violência contra a mulher do campo e da floresta. Os ônibus são preparados e equipados com espaços para atendimento individual e sigiloso. A equipe é composta por psicóloga e assistente social. Elas atendem e orientam as moradoras locais e as encaminha para serviços especializados, quando necessário.

Além de chamar a atenção da sociedade, a passagem do ônibus estimula o próprio município a criar a rede de proteção e garantia de direitos das mulheres. “Em Almirante Tamandaré, estamos já trabalhando em parceria com o Judiciário para aumentar as campanhas contra a violência. A mulher ainda tem sido vitimizada na cidade e o esclarecimento e o acolhimento destas mulheres é fundamental”, afirmou a primeira dama Viviane Colodel, secretária municipal de Família, Desenvolvimento Social e Cultura.

Casa Rosada – A Prefeitura de Almirante Tamandaré está engajada na luta pela redução de índices de violência contra a mulher. A cidade ficou na segunda colocação em casos de violência doméstica em todo o Brasil segundo pesquisa realizada pelo Senado, com dados de 2015. Uma campanha educativa já foi realizada, com a distribuição de cartazes em equipamentos públicos e comércio. Peças teatrais têm sido feitas nas ruas para mostrar as consequências da violência contra a mulher. Agora, em parceria com as polícias Civil e Militar, está sendo reformada uma casa que atenderá exclusivamente casos de violência – contra a mulher e contra crianças e adolescentes. O local está sendo chamado de "Casa Rosada". #Cuidar_da_Nossa_Gente Em breve, ela deverá ser inaugurada.

Serviço – O ônibus lilás chega a Almirante Tamandaré nesta sexta-feira (27). Ele ficará à disposição da população a partir das 13h30, no CRAS ROMA.