20/12/2017 Unidades de Saúde recebem certificação Selo Bronze foi entregue para equipes do Tanguá, Paraíso e São Venâncio

As unidades de Saúde São Venâncio, Paraíso e Tanguá receberam oficialmente nesta quarta-feira (20) o certificado do Selo Bronze da Tutoria APSUS (Programa de Qualificação à Atenção Primária de Saúde) – concedido apenas para as unidades que estão adequadas aos critérios de qualidade que envolve uma avaliação com a verificação de mais de 100 itens.

Os certificados foram entregues pelo secretário de Estado de Saúde, Michele Caputo Neto. De Almirante Tamandaré, estiveram presentes na certificação o secretário municipal Ernesto Rossi, a coordenadora da Atenção Primária Nanci Almeida, as coordenadoras das unidades de Saúde São Venâncio, Paraíso e Tanguá, além de equipes técnicas. “O objetivo da certificação é estabelecer padrões e protocolos, organizar processos de trabalho e garantir a segurança do usuário e da equipe, o gerenciamento de processos e a melhoria dos indicadores de saúde da população”, ponderou Caputo Neto.

Atualmente, o Município tem 12 unidades de saúde. Outras seis deverão passar pela tutoria para ver as condições de atendimento em 2018. Desde que a Prefeitura começou a buscar a certificação, os postos de saúde de Almirante Tamandaré não fecham mais para almoço, ficando abertos para o público durante todo o dia, sem interrupção. “Eu parabenizo toda a equipe de saúde da Secretaria Municipal por mais esta conquista. É com o bom atendimento ao nosso cidadão que iremos avançar cada vez mais na atenção aos nossos moradores de Almirante Tamandaré”, afirmou o prefeito Gerson Colodel.

Selo Bronze - O título é um reconhecimento ao trabalho de excelência desenvolvido pelas equipes de saúde que atuam no atendimento direto à população. A ideia é aprimorar a gestão da qualidade dos serviços prestados através de mudanças no modelo de gerenciamento de riscos, processos e resultados. “A prioridade é garantir a qualidade e a segurança da assistência ao paciente. Por isso, orientamos as equipes municipais a adotarem protocolos e ações específicas neste sentido”, disse o secretário municipal de Saúde, Ernesto Rossi.

Atendimento Básico – O fortalecimento da rede básica traz uma série benefícios para todo o sistema de saúde. Estima-se que 70% dos problemas de saúde da população possam ser resolvidos na atenção primária.

Sorteio - Durante o evento, Almirante Tamandaré foi contemplado com um automóvel Gol zero km a ser entregue a partir de fevereiro e que deverá ser usado pelas equipes de estratégia de Saúde da Família. Todos os municípios participantes foram contemplados com kits de materiais médicos.