Prefeitura Almirante Tamandaré

Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré

Notícias

31/10/2017 TRT recebe premiação por desenvolvimento sustentável Atividades premiadas são realizadas em parceria com a Prefeitura de Almirante Tamandaré, através dos alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

O Programa de Inclusão Digital e Cidadania Roberto Dala Barba, que oferece cursos de microinformática e repassa conceitos voltados à cidadania (como justiça, combate ao trabalho infantil e meio ambiente), recebeu nesta segunda-feira (30) o Prêmio SESI ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Programa foi o primeiro colocado na categoria Poder Público Federal e é desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

A intenção do Programa de Inclusão Digital é dar oportunidades a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ele tem sido desenvolvido com alunos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) de Almirante Tamandaré. Trinta alunos que acabaram de concluir o curso estiveram presentes e receberam também os certificados da Escola Judicial do TRT-PR. "O Programa Roberto Dala Barba é um projeto de educação digital, realizado em parceria com o Município de Almirante Tamandaré, com a Universidade Livre para a Eficiência Humana e com o Sesi. Mas o curso não se vincula unicamente ao universo digital. É um projeto mais amplo, dentro do que o Tribunal pode oferecer. Já tivemos parceria com a Polícia Militar, que proporcionou aulas sobre violência doméstica, combate às drogas e respeito à autoridade", disse a presidente da Comissão de Reponsabilidade Socioeconômica e Ambiental, desembargadora Ana Carolina Zaina.

A assessora de Projetos Estratégicos do SESI (Serviço Social da Indústria) Paraná - integrante do Sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) - Fernanda Favoratto Martins Butenas, explicou que os critérios utilizados na avaliação dos candidatos incluíram regularidade fiscal, metodologia e resultados. Nas fases seguintes os projetos foram avaliados por especialistas em sustentabilidade, como representantes da ONU, do Pacto Global e do BNDES.

O prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, agradeceu ao Tribunal pela parceria com o Município em projetos sociais, em especial ao oferecer às crianças do PETI as aulas de Inclusão Digital e Cidadania. “Quero parabenizar todos que fazem parte desse processo. Os funcionários que disponibilizam duas horas por semana para atender nossos alunos, principalmente. Sem essa parceria, essa ajuda, não seria possível o crescimento que estamos tendo na inclusão digital”, ponderou o prefeito.

Avanços – Atualmente, o PETI atende 130 alunos. Gerson Colodel anunciou que serão repassados quase R$ 190 mil pelo TRT para Almirante Tamandaré para ampliação da sede atual. Com isto, mais 50 crianças poderão ser atendidas.

Presenças - A solenidade contou ainda com as presenças: da diretora executiva da Universidade Livre para a Eficiência Humana, Yvi Karla Abbade; da secretária Municipal de Família, Desenvolvimento Social e Cultura de Almirante Tamandaré, Viviane Colodel; e da Coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Almirante Tamandaré, Maria Otília Pereira Alves.

Imagens Relacionadas
Audio

e-mail