05/01/2018 População pode ajudar a evitar acidentes com garis Embalar da forma devida resíduos como vidros quebrados é fundamental

A Sanetran (Saneamento Ambiental S/A), empresa responsável pela coleta de resíduos orgânicos no município de Almirante Tamandaré, tem registrado um alto índice de acidentes de trabalho desde o dia 15 de setembro – quando iniciaram as atividades. Do total de acidentes, 33% ocorreram por mordida de cães. Muitos tiveram relação com cortes e perfurações devido ao fato dos resíduos não estarem embalados corretamente.

Para reduzir os riscos de acidentes, a população pode auxiliar prendendo os cães em horários em que os proprietários não estiverem em casa, separando e embalando corretamente o lixo cortante (lâminas, agulhas, palitos, vidros quebrados, espetos, entre outros). Estes resíduos precisam ser embalados em caixas de leite vazias ou garrafas pet. Isso porque, muitas vezes, apenas embrulhar em jornal, acaba sendo insuficiente para proteger o coletor de lixo, ocasionando acidentes com a equipe de coleta.

Outra sugestão é colocar esse lixo cortante separado dos outros resíduos e sinalizado, para que o coletor tenha maior cuidado ao pegar o material.