04/01/2018 Novo equipamento irá atuar na prevenção de desastres naturais O sistema é uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão e será usado para previsão de deslizamentos

O radar meteorológico Banda X, cedido ao Governo do Paraná pela empresa Japan Radio Company (JRC), já está em funcionamento na sede do Simepar (Instituto do Sistema Meteorológico do Paraná). O equipamento é fruto de uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e irá monitorar o sistema meteorológico da Região Metropolitana de Curitiba para prevenção de desastres naturais.

As informações serão repassadas pela Defesa Civil do Paraná – que alertará aos municípios. Neste mês, o equipamento funcionará para testes internos e em fevereiro em operação oficial. A diferença do Banda X em relação aos radares que já estão em operação no Estado - em Teixeira Soares (Centro-Sul) e em Cascavel (Oeste) - está na precisão dos dados coletados. “O radar Banda X é de curto alcance e voltado para os grandes centros urbanos. A leitura dos dados é diferente, e permite interpretação precisa dos eventos climáticos”, explicou o coordenador executivo da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Paraná, tenente-coronel Edemilson de Barros.

O radar Banda X coletará as informações pluviométricas e fará o cruzamento com informações de deslizamentos já ocorridos na região metropolitana de Curitiba. Com isso, o Sistema de Previsão de Deslizamentos contará com indicação de prováveis ocorrências, permitindo a emissão de alertas antecipados de desastres. Além do apoio geral em monitoramento, o radar será utilizado como modelo de previsão de deslizamento para o município de Almirante Tamandaré, permitindo a emissão de alertas precoces do risco de deslizamento em situações críticas.