01/11/2017 Lançada 2ª etapa da vacinação contra Febre Aftosa Vacinação será feita até dia 30 de novembro em todos os rebanhos de bovinos e bubalinos

O governo do Estado lançou a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Todos os rebanhos com bovinos e búfalos, independente de idade, deverão ser vacinados. No Paraná, são 9,5 milhões de animais que deverão ser vacinados contra a febre aftosa. Campo Magro tem 1,6 mil animais. Almirante Tamandaré terá que vacinar nesta segunda etapa cerca de 2 mil bovinos e bubalinos.

A primeira etapa ocorreu em maio. Todos os animais, independente de terem ou não sido vacinados, terão que tomar a dose da vacina até o dia 30 de novembro. O lançamento da campanha ocorreu na Fazenda Sol Poente, em Campo Magro. “É importante que todos os produtores façam a vacinação do rebanho de forma correta e nas datas previstas. Além disto, não pode esquecer de preencher a declaração de Vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial, junto com a nota fiscal de compra das vacinas”, lembrou Nereu Colodel, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.

A aquisição e a aplicação da vacina contra a febre aftosa é de responsabilidade dos proprietários dos animais. A vacinação e a comprovação são obrigatórias. “Temos que manter nossa cidade livre da febre aftosa. Gado saudável é o primeiro passo para garantirmos uma produção com qualidade”, lembrou o prefeito Gerson Colodel.