Telefone: (41) 3699-8600(Centro) - (41) 3699-8700(Cachoeira)

» É Assim Que Se Faz

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente apresenta o novo programa ambiental  É assim que se faz!

            O Programa tem como objetivo conscientizar a população em relação à destinação correta dos resíduos gerados pela atividade humana que podem ser reutilizados ou agregados em outros processos produtivos potencializando o seu ciclo de vida e, consequentemente, promovendo a preservação do meio ambiente.

            A educação ambiental é uma das principais características do programa, pois conscientizará os munícipes a não descartarem os resíduos em locais inadequados, esclarecendo sobre os impactos ambientais negativos que causam no solo, nas redes de esgoto, rios, lagos e mares.

            O Programa se dividirá em campanhas publicitárias específicas para diferentes tipos de resíduos como os destinados à coleta seletiva solidária, logística reversa e, nesta primeira etapa, o descarte correto do óleo de cozinha usado.

 

É assim que sefaz!

O descarte correto do óleo de cozinha usado

            O resíduo do óleo de cozinha gerado diariamente nos lares, indústrias e estabelecimentos comerciais, quando despejado diretamente no solo, nas águas dos rios e riachos, ou simplesmente em pias e ralos, gera graves danos ambientais.

            Um litrod e óleo de cozinha pode poluir certa de 20.000 litros de água, mas algumas estimativas dizem que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água. A poluição pelo óleo faz encarecer o tratamento da água em até 45%, além de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída pelo óleo ao desembocar no mar gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais poluente que o gás carbônico.

            O óleo de cozinha e a água são líquidos que não se misturam entre si e, por possuir uma densidade inferior à da água, o óleo posiciona-se sobre esta formando uma película capaz de causar problemas ambientais graves.A camada de óleo sobre a água prejudica a entrada de luz e de gás oxigênio interferindo no ecossistema aquático. No solo, dificulta a infiltração da água da chuva aumentando o risco de enchentes, além de poder alcançar o lençol freático poluindo-o, um problema sério para a cidade de Almirante Tamandaré que possui 77,44% do solo em cima de um importante manancial subterrâneo, o Aquífero Karst.

            Quando o óleo de cozinha é descartado diretamente no ralo de uma pia, durante seu trajeto na tubulação da rede de esgoto, acaba aderindo-se às paredes e ao reter partículas sólidas transforma-se em gordura, o que pode obstruir a passagem de água causando alagamentos no interior das residências e também nas ruas.

            Para combater este grave problema ambiental, foi firmado um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré e a Empresa Ambiental Santos, que é pioneira no Paraná na coleta e reciclagem de óleo se gorduras vegetais descartados pela indústria alimentícia.

            Este Termo de Cooperação Técnica tem como abrangência a coleta, transporte e a destinação final ambientalmente correta de óleo de cozinha usado. Para tanto serão instalados pontos de entrega voluntária – PEV’s nos prédios públicos (Sede da Prefeitura, Centro Administrativo, Secretarias Municipais e Armazém da Família), nas Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil- CMEI’s (ANEXO I).

Em cada Ponto de Entrega Voluntária - PEV estará disponível uma bombona (tambor)de resina plástica com capacidade mínima de 50 litros devidamente identificada.Os munícipes depositarão os rejeitos de óleos vegetais devidamente acondicionados em garrafas plásticas (PET) para posterior recolhimento pela empresa.

Todos os resíduos recebidos pela Ambiental Santos são reciclados ou destinados a reciclagem em empresas licenciadas. A água que vem com o óleo é tratada na própria Estação de Tratamento de Esgoto – ETE e totalmente reutilizada na própria empresa. Os restos de comida encontrados no óleo de fritura são esterilizados e transformados em farelo que pode ser utilizado como ração na suinocultura. Os materiais recicláveis (plásticos, vidros, metais, papéis)oriundos da coleta do óleo são separados e encaminhados à reciclagem.

A coleta programada será de no mínimo 50 litros e será agendada de modo a evitar o deslocamento desnecessário dos caminhões, diminuindo as emissões de gás carbônico no meio ambiente.

            Em contrapartida, há o fornecimento de produtos de limpeza para a Secretaria Municipal de Agricultura,Abastecimento e Meio Ambiente que serão destinados aos prédios públicos e unidades municipais de ensino que controlam o recebimento dos resíduos, a título de incentivo, em quantidade proporcional ao óleo coletado.

            Para que o programa tenha êxito, é importante deixar os servidores e a população bem informados sobre o novo serviço, promovendo propagandas nos meios de comunicação disponíveis, distribuição de folders, palestras nas escolas e centros comunitários, etc.

            Todos os pontos de coleta deverão ser sinalizados com banners visíveis aos munícipes, informando a correta separação e descarte do resíduo de óleo vegetal, de forma a obter um fluxo crescente e contínuo do volume de óleo coletado.

            Para tanto é necessário elaboração de uma campanha publicitária com criação de logomarca, slogan e mascote para a divulgação do programa.

 

Exemplo de informações para folder:

A Coleta de Óleo de Cozinha Usado 

Aodespejar o óleo de cozinha usado na pia, ralo ou bueiro, muitas pessoas não sedão conta dos danos que estão causando. Ele provoca o entupimento das redes deesgoto, aumentando os custos com o tratamento de água, além de poluir rios erepresas. Um único litro de óleo contamina milhares de litros de água, além de impermeabilizar o solo, contribuindo para as enchentes.

Você podeajudar a mudar esse quadro!

Veja como é simples participar:

1.     Separe uma garrafa PETpara a coleta do óleo.

Atenção: espere o óleo esfriar e, com o auxílio de um funil, armazene-ona garrafa;

Não é necessário coar o óleo.

2.     Quando a garrafa estivercheia, leve-a a um ponto de coleta voluntária.

3.     No coletor, deposite a garrafa com o óleo devidamente fechada. Não precisa despejar!

A garrafa, assim como os resíduos encontrados no óleo também serãoreciclados.

O material será recolhido pela empresa Ambiental Santos que realizará a reciclagem,transformando o óleo em sabão biodegradável e biodiesel, e os restos de comidaem base para ração de suínos.

 

Portanto, ao separar seu óleo, além de evitar entupimentos da rede de esgotos e a contaminação da água e do solo, você ainda dá vida nova a um produto que iria para o lixo.

 

Pontos de Coleta Voluntária - PEV

            A Secretaria Municipal de Agricultura,Abastecimento e Meio Ambiente conta com a colaboração da população para queseja dada a destinação correta do óleo de cozinha usado. Para tanto, disponibilizadiversos PEVs para que seja realizada a coleta. Confira os locais no site da Prefeitura www.tamandare.pr.gov.br.


Endereços dos PEV’s

1. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL AURECI MACHADO

Rua Estanislau Borowski, 484, São Venancio

2. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL BONFIM

Rua Padre Amantino de Azevedo, 100, Bonfim

3. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL BRANCA DE NEVE

Rua José Cordeiro de Cristo, 09, Vila Grécia

4. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CACILDA DE OLIVEIRA NOGUEIRA

Rua Allan Kardek, 386, Jardim Monterrey

5. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CANTINHO DO CÉU

Rua João Antunes de Lara, 30, Cachoeira

6. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASTELO DOS SONHOS

Rua Indaial, 47, Jardim Apucarana

7. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL JARDIM GRAZIELA

Rua Grécia, 88, Jardim Graziela

8. CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL JOANA DE ANGELIS

Rua Três, 61, Jardim Dourados

9. CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MARIA ISMÊNIA JOHNSON AFORNALI

Rua Indaial, 9, Jardim Apucarana

10. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL OCTACILIA CHIMELLI

Rua Antonio Stochero, 495, Tranqueira

11. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL OSNI PHILIPPS

Rua Cezar Augusto Ferri, 75, Tanguá

12. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARAÍSO

Rua José V Govatski, s/nº, Jardim Paraíso

13. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PEQUENO POLEGAR

Rua São Roque, s/nº, Humaitá

14. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PEQUENO PRINCIPE

Rua Profª Zelete Custódio Vicente, 103, Jardim Josiane

15. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROF.ª MARIA DE LURDES  SIQUEIRA

Rua Cel João Candido de Oliveira, 120, Centro

16. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFª REGINA OLANDOSKI WOLF

Rua Avenida Brasilia, s/nº, Tanguá

17. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL REINO ENCANTADO

Rua Santa Maria, 1244, Parque São Jorge

18. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL RUTH WEIGERT

Rua Ver Wadislau Bugalski, 5081, Lamenha Grande

19. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VICENTE ROMANO LOVATO, VEREADOR VICENTE LOVATO

Rua Odete Pereira, 100, Jardim Ipê

20. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRIANÇA FELIZ

Rua Piraquara, 500, São Venâncio

21. ESCOLA DE ENSINO ESPECIAL ROZA BINI DE OLIVEIRA

Rua Piraquara, 500, Jardim Roma

22. ESCOLA MUNICIPAL ARCO-ÍRIS

Rua Piraquara, 500, São Venâncio

23. ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE PERUSSI

Rua Antonio Rodrigues Dias, s/nº, Cachoeira

24. ESCOLA MUNICIPAL ALMIRANTE TAMANDARE

Rua José Carlos Colodel, 139, Centro

25. ESCOLA MUNICIPAL ALVARENGA PEIXOTO

Rua Cel. João Candido de Oliveira, 126, Centro

26. ESCOLA MUNICIPAL ALVORADA

Rua Indaial, 60, Jardim Apucarana

27. ESCOLA MUNICIPAL ATILIO BINI

Rua João Cordeiro de Cristo, 94, Jardim das Oliveiras

28. ESCOLA MUNICIPAL BORTOLO LOVATO

Rua Frederico Domingos Gulin, 70, Tranqueira

29. ESCOLA MUNICIPAL CEL JOÃO CANDIDO DE OLIVEIRA

Rua João Antunes de Lara, 50, Cachoeira

30. ESCOLA MUNICIPAL HELENA WITOSLAWSKI

Rua Justo Manfron, 111, Lamenha Pequena

31. ESCOLA MUNICIPAL IGNÁCIO LIPSKI

Rua dos Pinheiros, 100 Botiatuba

32. ESCOLA MUNICIPAL IPÊ

Rua José Francisco Glodzinski, 37, Vila Feliz

33. ESCOLA MUNICIPAL JARDIM GRAZIELA

Rua Áustria, s/nº, Jardim Graziela

34. ESCOLA MUNICIPAL JARDIM ROMA

Rua Campo Largo, 1031, Jardim Roma

35. ESCOLA MUNICIPAL JARDIM TAIZA

Rua Maringá, 100, Jardim Taiza

36. ESCOLA MUNICIPAL JOÃO BAPTISTA DE SIQUEIRA

Rua Pedro Teixeira Alves, 1.799, Sumidouro

37. ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ ANTONIACOMI

Rua Carlos Manfron, 85, Tranqueira

38. ESCOLA MUNICIPAL LOURENÇO ANGELO BUSATO

Rua São Bento, 435, Monte Santo

39. ESCOLA MUNICIPAL LUIZ EDUARDO CUMIN

Rua Antonio Oliveira Cruz, 82, São João Batista

40. ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO EURIPEDES DE SIQUEIRA

Rua Leonardo Muraski, 238, Jardim Paraiso

41. ESCOLA MUNICIPAL PROFª ANGELA ANTONIA MISGA DE OLIVEIRA

Rua João Goulart, 70, Jardim Cerejeiras

42. ESCOLA MUNICIPAL PROF.ª CLAIR DO ROCIO SANDRI

Rua Roberto Drecheller, 22, Tanguá

43. ESCOLA MUNICIPAL PROFª CLARA ANADIR BUZATO

Rua Nilo Cropolato Matias, s/n, Areias

44. ESCOLA MUNICIPAL PROF.ª MIRTA NAVES PRODOSCIMO

Rua Doutor Plácido Gomes, 105, Vila Rica

45. ESCOLA MUNICIPAL PROF.ª ROSILDA APARECIDA KOVALSKI

Avenida Emilio Johnson, 1172, Centro

46. ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANTONIO RODRIGUES DIAS

Rua José Luiz Falcade, 58, Jardim Novos Horizontes

47. ESCOLA MUNICIPAL RURAL ASTROGILDO DE MACEDO

Rua Walfrido de Cavalheiro, 100, Jardim Mozacal

48. ESCOLA MUNICIPAL RURAL JOÃO JOHNSON

Estrada Principal do Morro Azul, Morro Azul

49. ESCOLA MUNICIPAL RURAL MARIA CAVASSIN MANFRON

Rua Antenor Manfron, 372, Capivara dos Manfron

50. ESCOLA MUNICIPAL RURAL SERZEDELO DE SIQUEIRA

Rua Antonio Eduardo Trevisan, 100, Pacotuba

51. ESCOLA MUNICIPAL SÃO FRANCISCO

Rua José Real Prado, 1573, São Francisco

52. ESCOLA MUNICIPAL SÃO JORGE

Avenida São Jose, 724, Parque São Jorge

53. ESCOLA MUNICIPAL VER VICENTE KOCHANNY

Avenida Vereador Wadislau Bugalski, 4220, Lamenha Grande

54. CENTRO ADMINISTRATIVO DIRCEU PAVONI

Rua Mauricio Rosemann, 15, São Venâncio

55. PRÉDIO DA SEDE DA PREFEITURA

Avenida Emilio Johnson, 360 , Centro

56. SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Rua Rio Ouro Fino, 114, Jardim Rafaela

57. SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Rua Raquel Candido de Siqueira, 161, Centro

58. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Rua Cel. João Candido de Oliveira, 161, Centro

59. ARMAZÉM DA FAMÍLIA I - GRAMADO

Rua Prof. Afredo Valente, 901, Jardim Gramado

60. ARMAZÉM DA FAMÍLIA II - LAMENHA

Rodovia Admar Bertolli, 3555, Lamenha Grande

 

 

61. CEEP THEODORO DE BONA

Rua Milton Legal, 50, Vila Grécia

 

62. CENTRO DE ARTES E ESPORTES UNIFICADOS - CEU

Rua José Milek Filho, 208, Jardim Graziela

63. TERMINAL DE ÔNIBUS CACHOEIRA

Av. Francisco Kruger, 5356, Vila Formosa

 

Assine Nossa Newsletter

Av. Emílio Johnson, 360 - 83501-000 - Almirante Tamandaré - PR | Última Atualização: 16/05/2018 às 15:29:52